A agulha é o principal instrumento utilizado na acupuntura.
Porém, existem diversos tipos e tamanhos de agulhas para cada paciente, técnica e ponto utilizado.
Na China antiga, as agulhas utilizadas eram feitas de ossos, bambu, ferro, cobre, prata e até de ouro. Eram instrumentos arcaicos produzidos conforme a disponibilidade da época (lembrando que a Acupuntura existe há mais de 3000 anos).
Com a produção industrial, as agulhas passaram a ser fabricadas em aço inox e seu formato passou a ser cada vez mais fino. Assim, a precisão do agulhamento e a sensação de desconforto dos pacientes mudaram consideravelmente.
Diferente de uma agulha de vacina ou de coleta de sangue, as agulhas de acupuntura são extremante finas (cerca de 2 fios de cabelos), pois não possuem o lúmen (espaço por onde passam os líquidos nas demais agulhas) e possuem uma ponta não cortante chamada de “ponta romba” que penetra o corpo sem corta-lo. Isso faz com que os pacientes não sintam a dor e o desconforto de outras agulhas.
No passado, os acupunturistas costumavam reutilizar as agulhas dos pacientes, nos famosos “vidrinhos de agulhas”, que eram levados para casa e trazidos a cada sessão de acupuntura.
Porém, atualmente, TODAS as agulhas devem ser estéreis e descartáveis.
Aqui na Clinica Hiraoka fazemos uso de agulhas importadas, de tamanhos e formatos variados.
Existem agulhas que variam de tamanho 1cm até agulhas de 7-10cm (utilizadas em casos específicos e regiões mais profundas como glúteos).
Existem agulhas que variam na espessura para regioes para delicadas e para grandes grupos musculares.
Também existem agulhas que variam no formato como as auriculares, em formato de “tachinhas” e agulhas finas e delicadas utilizadas na face e nas mãos.
Diferentes técnicas como: a acupuntura escalpeana, a acupuntura de Yamamoto, a técnica Sujok, a técnica do mestre Tung, a acupuntura auricular e a técnica punho tornozelo podem demandar diferentes tipos de agulhas.
A indicação do uso de cada agulha fica a critério dos médicos acupunturistas que selecionam o tamanho e formato conforme o paciente, a técnica de agulhamento, a região corporal e o ponto de acupuntura escolhido.
A individualização da escolha das agulhas também reflete no resultado do tratamento.
E a segurança e conforto do paciente devem sempre ser priorizado.