Com certeza você já ouviu falar que a vitamina B12 deve ser suplementada por grande parte dos vegetarianos e por quase todos os veganos… Mas a deficiência de vitamina B12 é cada vez mais comum mesmo entre os onívoros e até mesmo os animais da pecuária são suplementados com a vitamina. Nesse esclareço os principais pontos que você precisa saber sobre a B12!
A vitamina B12 é produzida por bactérias. Nós seres humanos, produzimos essa vitamina, porém em uma porção do intestino onde nós não conseguimos absorvê-la, por isso, precisamos obtê-la através da alimentação.
Os animais ruminantes produzem essa bactéria no intestino e através do consumo de carne e leite conseguimos obter a vitamina. Hoje, na indústria pecuária esses animais, que são alimentados com ração, são suplementados com a vitamina, ou seja, de qualquer forma a vitamina B12 ingerida pelos seres humanos é oriunda de suplementação, de forma direta ou então através do animal atravessador.
A vitamina B12 tem diversas funções no nosso corpo e está relacionada principalmente à manutenção da estrutura do sistema nervoso e maturação das células sanguíneas.
Os sintomas mais comuns da deficiência de B12 são: fadiga, diminuição na concentração, atenção e memória, dormência/ formigamento nas pernas, anemia, entre outros.
A deficiência de B12 não é uma condição exclusiva de vegetarianos e veganos, existem muitos fatores que podem atrapalhar a absorção da vitamina, como o uso contínuo de antiácidos, cirurgias no estômago, dificuldade de mastigação, idade…
Sendo assim, é importante avaliar o estado nutricional da vitamina B12 em todos. Essa avaliação pode ser feita através de exames de sangue que devem ser interpretados por um profissional capacitado (médico ou nutricionista). A dose e a forma para suplementação da vitamina, caso haja necessidade, varia de pessoa para pessoa e um bom profissional saberá fazer esse ajuste.
Atenção!
Alguns alimentos vegetais apresentam compostos muito parecidos com a vitamina B12, mas que não exercem a mesma função da vitamina no nosso organismo, por isso não são considerados fontes de B12. Esses compostos são chamados de “Análogos de B12”, e eles estão presentes nos alimentos fermentados, em algas (Chlorella, spirulina…) e cogumelos.
Quer agendar uma consulta e avaliar a sua B12? Entre em contato aqui