Uma técnica manual francesa desenvolvida por fisioterapeutas – Daniel Grosjean e Patrici Benini – em 1983. A principal característica que a distingue das terapias convencionais é que o profissional fisioterapeuta que a utiliza irá identificar e tratar a origem do sintoma e não somente a conseqüência deste.
A microfisioterapia tem uma atuação profunda, uma vez que, irá identificar no corpo a origem da dor/desequilíbrio/disfunção/angústia que impede o ser de estar em harmonia, mesmo que seja um padrão oculto pelo inconsciente.
Identificado esse “corpo de dor”, haverá o estímulo a eliminação do que esta causando a disfunção – do interior para o exterior, uma vez que o sistema imunológico será ativado e potencializado em sua função.
Deve-se ressaltar que as disfunções podem ser físicas, emocionais, tóxicas e/ou infecciosas, contudo a base fisiológica do corpo e seu mecanismo de defesa têm a mesma origem e, muitas vezes, o corpo doente esta com esse mecanismo de auto reparação e cicatrização inativo e, a microfisioterapia é capaz de ativar esse processo de cicatrização que leva a vida saudável.
Através de toques terapêuticos específicos no corpo este entenderá que a informação nociva, causadora de disfunção, armazenada nas memórias celulares pode finalmente ser removida, pois a situação estressante já se encerrou e o corpo finalmente pode cicatrizar (curar). A microfisioterapia é uma técnica facilitadora, um instrumento que pode ser utilizado por quem a busca para encontrar sua cura através do gesto preciso e sutil com micro palpação (toque).
Portanto, memórias de dor guardadas no corpo serão acessadas através deste micro toque para e a assim o sistema de defesa é (re)ativado possibilitando que o equilíbrio seja atingido e a saúde plena seja a nova realidade.
Como funciona a sessão?
Após avaliação inicial a pessoa irá se deitar (vestida) e o profissional irá realizar a investigação através do micro toque para identificar a origem do problema. Como suporte a essa investigação feita no corpo são utilizados diversos mapas até encontrar aquele em que há o bloqueio e, os gestos específicos para a correção são feitos.
A sessão dura em média uma hora a uma hora e meia. A quantidade de sessões são prescritas de forma individualizada bem como o intervalo entre atendimentos.
Indicações
Pode ser indicada a qualquer faixa etária tanto como uma complementação ao tratamento como para a prevenção. Ressalta-se que a microfisioterapia é complementar a medicina tradicional, uma vez que uma das suas características é estimular o equilíbrio entre a saúde física, emocional, mental e relacional.
– Ansiedade e Depressão;
– Ressignificar de Medos, Fobias e Síndrome do Pânico;
– Traumas Emocionais: perdas, separações, abandono;
– Insônia e Distúrbios do Sono;
– Enxaqueca e Cefaléia;
– Equilíbrio da Saúde: física, emocional, mental, relacional;
– Eliminação de Sintomas Físicos e Emocionais;
– Para quem busca por bem estar e Vitalidade;
– Recuperação da Autoestima e da Autoconfiança;
– Anorexia, bulimia;
– Dores físicas agudas e/ou crônicas (fibromialgia);
– Alergias e Dermatites;
– Mau funcionamento dos órgãos internos: constipação, refluxo, azia, etc;
– Problemas urogenitais, cólicas menstruais;
– Alterações hormonais;
– Traumas Físicos: lombalgia, cervicalgia, luxações, entorses, etc;
– Déficit de atenção e hiperatividade;
– Câncer.