Tendinite ou tendinopatia do Manguito Rotador é caracterizada pela inflamação aguda ou crônica dos tendões dos músculos que compõe o manguito rotador:
-supraespinal
-infraespinal
-subescapular
-redondo menor
Os pacientes apresentam dor no ombro, principalmente ao levantar o braço (penteando o cabelo, pegando objetos em prateleiras, estendendo roupa). A dor normalmente localiza-se na região anterior e lateral do ombro, podendo irradiar para a face lateral do braço e costuma piorar à noite ao deitar.
As principais causas da lesão do manguito rotador são: uso repetitivo ou sustentado do ombro; postura inadequada; atividades esportivas (vôlei, baseball, natação); envelhecimento; traumas.
O diagnóstico de lesão do manguito rotador é clínico e pode ser confirmado por ultrassonografia.
O tratamento com a acupuntura é utilizado como um complemento ao tratamento clínico, melhorando a dor e a inflamação dos tendões, liberando os pontos gatilhos miofasciais das musculaturas do ombro e regiões adjacentes, melhorando a amplitude de movimento, acelerando a recuperação e atuando na prevenção de futuras lesões.
Pode-se associar o uso da ventosaterapia no tratamento da tendinopatia do ombro, auxiliando na analgesia, no relaxamento muscular e no processo inflamatório.
É sempre importante lembrar que após a melhora da tendinite do ombro, o paciente deve se atentar às mudanças de hábitos (evitar movimentos repetitivos, melhora da postura e fortalecimento muscular), a fim de prevenir futuras lesões.