Saúde complementar, alternativa ou integrativa
Todos nós já vimos as palavras “complementar”, “alternativa” e “integrativa”, mas o que elas realmente significam?
Complementar versus alternativa
De acordo com uma pesquisa de 2012 mais de 30% dos adultos e cerca de 12% das crianças usam abordagens de cuidados de saúde que normalmente não fazem parte dos cuidados médicos convencionais ou que podem ter origem fora da prática ocidental usual. Ao descrever essas abordagens costuma-se usar as palavras “alternativa” e/ou “complementar” de forma intercambiável, mas os dois termos se referem a conceitos diferentes:
Se uma prática não convencional for usada junto com a medicina convencional, ela é considerada “complementar”.
Se uma prática não convencional for usada no lugar da medicina convencional, ela é considerada “alternativa”.
Pessoas que utilizam de abordagens não convencionais muitas o fazem junto de cuidados convencionais em saúde.
Além de complementar e alternativo, você também pode ouvir o termo “medicina funcional”. Este termo às vezes se refere a um conceito semelhante à saúde integrativa (descrito abaixo), mas também pode se referir a uma abordagem que mais se assemelha à naturologia (um sistema médico que evoluiu de uma combinação de práticas tradicionais e abordagens de cuidados de saúde populares na Europa durante século 19).
Saúde Integrativa
Os cuidados de saúde integrativos muitas vezes reúnem abordagens convencionais e complementares de forma coordenada. Tem uma abordagem holística e focada no paciente para cuidados de saúde e bem-estar – incluindo aspectos mentais, emocionais, funcionais, espirituais, sociais e comunitários – e a tratar do paciente de forma completa e integral, e não de apenas um sistema ou órgão. E tem como objetivo um atendimento bem coordenado entre diferentes profissionais (equipe multidisciplinar).
O uso da abordagem integrativa para saúde e bem-estar tem crescido nos Estados Unidos. Atualmente, os pesquisadores estão explorando os benefícios potenciais da saúde integrativa em uma variedade de situações, incluindo controle da dor para militares e veteranos, alívio dos sintomas em pacientes oncológicos e programas para promover comportamentos saudáveis.
Tipos de abordagens de saúde complementar
As abordagens complementares à saúde incluem produtos naturais e práticas mentais e corporais.
Produtos naturais
Este grupo inclui uma variedade de produtos, como ervas (também conhecidas como botânicos), vitaminas e minerais e probióticos. Eles são amplamente comercializados, prontamente disponíveis para os consumidores e frequentemente vendidos como suplementos dietéticos.
De acordo com o National Health Interview Survey (NHIS) de 2012, que incluiu uma pesquisa abrangente sobre o uso de abordagens complementares de saúde pelos americanos, 17,7% dos adultos americanos usaram um suplemento diferente de vitaminas e minerais no ano passado. Esses produtos foram a abordagem complementar de saúde mais popular na pesquisa (veja o gráfico). O produto natural mais comumente usado era o óleo de peixe.
Práticas corpo e mente
As práticas corpo e mente incluem um grande e diversificado grupo de procedimentos ou técnicas administrados ou ensinados por um profissional treinado. O NHIS 2012 mostrou que ioga, quiropraxia, osteopatia e meditação estão entre as práticas mentais e corporais mais populares usadas por adultos. De acordo com o NHIS de 2017, a popularidade da ioga cresceu exponencialmente nos últimos anos, de 9,5% dos adultos americanos praticando ioga em 2012 para 14,3% em 2017. O NHIS de 2017 também mostrou que o uso da meditação aumentou mais de 3 vezes de 4,1% em 2012 para 14,2% em 2017.
Outras práticas mentais e corporais incluem acupuntura, técnicas de relaxamento, como exercícios respiratórios, meditação guiada, tai chi, qi gong, hipnoterapia, pilates, entre outras.
Outras abordagens de saúde complementar
Medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, homeopatia, naturologia e medicina funcional.
fonte: https://www.nccih.nih.gov/
O NCCIH é a agência líder do Governo Federal Americano para pesquisas científicas sobre abordagens de saúde complementares e integrativas.
Para marcar uma consulta, entre em contato.