Pavana Muktasana é uma técnica de yoga desenvolvida por Satyananda, fundador da escola Bihar, uma escola tradicional de Yoga na Índia.
Embora essa técnica não esteja presente nos textos sagrados que nos trouxeram o conhecimento do Hatha Yoga, ela é amplamente utilizada em nossas práticas diárias.
A importância do Pavana Muktasana reside em sua capacidade de melhorar a saúde das articulações, auxiliar na digestão e no controle da energia sutil. Além disso, ajuda a liberar o estresse e a tensão acumulados no
corpo, promovendo um estado de relaxamento e bem-estar.
Significado de Pavana Muktasana Pavana Muktasana, também conhecida como Pawanmuktasana, é uma palavra sânscrita onde “Pavana” significa vento, referindo-se tanto ao prana (energia vital) quanto aos ares e gases produzidos pelo organismo. “Mukta” significa liberar e “asana” significa assento. Portanto, podemos traduzir como: liberar ou movimentar o ar do seu corpo através de uma postura. É comumente conhecido como “Postura da liberação do vento”.
Grupos de Prática:
A prática do Pavana Muktasana é dividida em três grupos: Anti-reumático, Digestivo e Energético.
Grupo Anti-reumático: Este grupo inclui asanas que se concentram nas articulações e visam lubrificar essas regiões do corpo. Os exercícios principais envolvem movimentos de rotação das articulações principais e a abertura e fechamento dos dedos das mãos e dos pés, olhos e boca.
Grupo Digestivo: Este grupo inclui asanas que cuidam do sistema digestivo. Sua principal função é tonificar e massagear os órgãos da região abdominal. Exercícios respiratórios também são indicados para fortalecer esses órgãos.
Grupo Energético (Shakti Bandha): Este grupo se concentra no controle da energia sutil. A principal função desses exercícios é desobstruir os canais energéticos, ou nadis, por onde passa essa energia primordial, ou prana. Embora os pranayamas sejam técnicas de controle da respiração que visam aumentar e equilibrar o fluxo de energia vital (prana) no corpo, não há informações específicas que indiquem que os pranayamas são as práticas respiratórias mais indicadas para esse grupo. No entanto, é importante notar que tanto os pranayamas quanto o Pavana Muktasana são práticas complementares no Yoga e podem ser usadas juntas para melhorar o fluxo de energia e a saúde geral.
É sempre recomendado praticar Yoga sob a orientação de um instrutor qualificado para garantir que as posturas e as técnicas de respiração sejam realizadas corretamente e de forma segura.