Professora de Yoga
Sou Lolla, praticante de Hatha Yoga há 19 anos. Comecei a prática em uma academia de bairro, apenas para manter o corpo em movimento. No primeiro asana (postura realizada na prática de yoga), me apaixonei. Ainda não pensava em dar aulas de yoga, mas o yoga me acompanhou durante toda a minha trajetória de vida, pessoal e profissional.
Em 2008, a escola em que eu praticava fechou seu espaço físico em São Paulo, mantendo apenas o curso de formação de professores. Para não perder o vínculo com a escola, entrei para o curso de formação. Foram dois anos me aprofundando nas técnicas para as posturas físicas, no vedanta (uma das seis escolas ortodoxas da filosofia hindu), no estudo do sânscrito (língua clássica da Índia) e também no conhecimento do Shivaismo (uma das principais tradições do hinduísmo). Completei o curso em 2009 e, desde então, sou formada como professora de Hatha Yoga pelo Núcleo de Estudos Yoga Nataraja.
Me graduei como administradora e atuei nessa área desde os 16 até os 30 anos. Durante uma prática de yoga, tive um “insight” e decidi que faria uma transição de carreira. Decidi me dedicar a ensinar o yoga para crianças.
Me preparei então para um ano sabático, a fim de me especializar nessa nova técnica e também para relembrar passagens importantes para o ensinamento do yoga. No curso de Yoga Educativa, ministrado pelo professor Mauricio Salem, aprendi a entender o funcionamento do corpo desde a primeira infância até a melhor idade.
Voltando para São Paulo, minha cidade natal e também a do coração, iniciei minha nova jornada como professora de Hatha Yoga. Porém, ao contrário do que eu havia planejado, meu público acabou se tornando majoritariamente adulto. Sinto que as técnicas apreendidas com a yoga educativa me dão muito embasamento para ajudar os alunos que encontram dificuldade para alcançar alguns ajustes nas posturas do dia-dia. Por exemplo, a marcha (o simples caminhar) pode ser algo natural, mas quando não realizada de maneira correta, acarreta diversos malefícios para a saúde dos joelhos, coluna etc. Mas ainda sentia que precisava aprender um pouco mais sobre os mecanismos do corpo humano para evitar lesões e também para compreender melhor a necessidade de cada aluno. Com isso em mente, me matriculei e conclui o curso de Anatomia do Yoga, ministrado pelo Professor de anatomia da Santa Casa de Misericórdia – SP, Deni Galdeano. Com esse curso, pude compreender melhor a parte biomecânica do corpo humano, a importância da respiração em cada parte da prática do yoga e todos os cuidados necessários para a realização de uma prática segura.
Pronto! Estava pronta para ser uma boa profissional. .. mas meu elemento é fogo e por isso sou muito curiosa e dada ao aprofundamento nos estudos … Vi que o professor João Carlos, que havia sido meu professor de sânscrito durante o período de formação em Hatha Yoga, estava dando um curso sobre a Filosofia do Yoga na escola fundada por ele e sua companheira: o Ashram Urbano. E lá fui eu mergulhar no entendimento do Vedanta, Yoga Sutra de Patanjali (um texto clássico sobre yoga), Tantra (uma tradição espiritual) e Shivaismo.
Esse conhecimento trouxe a tona a importância de manter a tradição o mais próxima da original possível. Me trouxe o entendimento sobre como e porquê o yoga é praticado e também o que é mais importante para mim: como passar os conhecimentos de uma tradição milenar sem comercializar ou ferir uma cultura que não é minha.
Hoje sigo nos estudos independentes dos livros Mahabharata (um épico indiano), Bhagavata Purana (um texto sagrado hindu) e Bhagavad Gita (um dialogo entre Krishna e Arjuna). O Yoga me ensinou a manter a disciplina, ser mais flexível e manter a atenção e o foco dentro e fora da sala de prática. E essa tem sido minha missão: ser uma facilitadora no processo do autoconhecimento de todos aqueles que me procuram.