Se você é novo na meditação ou se já a pratica há algum tempo, aqui vão algumas dicas para facilitar e/ou trazer insights para o seu momento de prática.
Lembre-se, meditar não necessariamente tem ligação com religião, você pode aprender essa ferramenta para ter mais qualidade de vida, saúde e bem-estar;
1- Encontre um momento do dia para praticar com regularidade: manhã, tarde ou noite;
2- Material: nada é necessário, apenas você disposto a praticar. Encontre um espaço bom para você se sentir confortável, seja no chão ou em uma cadeira. Você pode meditar em qualquer lugar;
3- Crie um ritual: apague as luzes, acenda uma vela, utilize aromaterapia. Isso pode facilitar a construção de um novo hábito;
4- Encontre uma postura confortável para VOCÊ, sentado no chão, na cadeira, em pé, deitado, caminhando, correndo…você escolhe, veja o que é confortável para você nesse momento. É importante que você encontre uma postura que entre em um estado de relaxamento e de vigília, sem adormecer. O desafio da postura deitada é adormecer. A postura mais comum é sentada no chão ou na cadeira, sustentando a coluna acima dos quadris com o externo aberto para facilitar o fluxo de ar, a coluna se mantém ereta, mas relaxada sem tensão.
Meditar é como fazer atividade física, um dia é diferente do outro e o mais importante para sentir os inúmeros benefícios e ter regularidade na prática.
O tempo ideal é o tempo que você tiver disponível. Mas como uma referência em algumas tradições o tempo é o mínimo de 24 minutos.
Inicie trazendo o foco e atenção a sua respiração, e se a sua cabeça vagar, simplesmente volte atenção a respiração, só isso.
Você pode também explorar alguns aplicativos com meditações guiadas e ver o que faz sentido para você.
Ou pode encontrar um profissional ou grupos qualificados para te guiar.
Crie estratégias diárias para facilitar a sua prática todo dia, pois o importante é manter a regularidade.
Lembre-se: Seja sempre gentil com você.
Agora: Boa prática!