A Thai Massagem é uma modalidade tradicional de cuidado terapêutico que vem sendo praticado na Tailândia há aproximadamente 2500 anos. A formação desse sistema de tratamento teve grandes influências de culturas vizinhas, como a Índia e a China. Daí vem sua visão de tratar dos males de saúde através de linhas energéticas que percorrem o corpo. Conhecidas como Thai Sib Sen Energy Lines, ou simplesmente Sen Sib, algumas dessas linhas coincidem em nome e trajeto com as nadis do sistema ayurvédico da Índia, por exemplo: Itha, Pinkala, Sumana, Kalataree, Sikinee.
Acredita-se que sua origem foi no norte da Índia, tendo sido fundada por um médico chamado Jivaka Kumar Bacchal (ou Dr. Shivago). A memória deste homem é reverenciada até hoje na Tailândia e em algumas regiões da Índia e China como pai da medicina. Conta-se que o Dr. Shivago foi um contemporâneo de Sidarta Gautama (Buda) e médico pessoal do Rei de Mágada, o Bimbisara da dinastia Harianka.
Também chamada de Nuad Thai Boran, a Thai Massagem está profundamente enraizada na cultura atual dos tailandeses. Sendo uma prática ensinada através das gerações e amplamente presente no cuidado mútuo nas famílias, entre vizinhos ou amigos. Essa ferramenta da medicina tradicional é praticada tanto de maneira preventiva quanto curativa, e é mais conhecida por auxiliar no processo de liberação dos bloqueios físicos, mentais e emocionais.
De acordo com a tradição, quem recebe a massagem deve estar vestido com roupas confortáveis, que permitam livremente movimentos corporais sem gerar desconforto ou restrições. As ferramentas usadas para aplicar o tratamento são as mãos, os pés, cotovelos, antebraços, joelhos, e os dedos. Não se usa óleo durante a prática tradicional, e é aplicada em colchonetes no chão ou em tatames ligeiramente elevados.
O procedimento da Thai Massagem pode ser descrito como um trabalho energético e corporal baseado em posturas passivas de yoga, alongamentos profundos, pressões pontuais, amassamentos, e outros movimentos de trabalho muscular manual. Tem como objetivo provocar o relaxamento muscular, mental, a liberação de tensões emocionais, e o aumento da mobilidade corporal. Dessa forma essa prática auxilia muito no alívio de dores provocadas por tensões e rigidez muscular, assim como também proporciona uma harmonização do estado interior (mental e emocional) de quem recebe esse tratamento.
Meu primeiro professor dessa prática, Sebastien Valla, dizia que a Thai Massagem é como uma dança sagrada, uma prática de yoga para duas pessoas que pode ser praticada como uma meditação em movimento. Dessa maneira o praticante desenvolve sua sensibilidade, sintonizado com as necessidades daquele de quem está a cuidar. E quem recebe é convidado a se entregar passivamente a esse cuidado profundo, e observar o fluir dos movimentos e sensações no seu próprio corpo. Nesse lugar de profunda entrega, confiança e silêncio, é possível perceber a sabedoria do corpo se comunicando e estimular a inteligência sutil de autorregulação homeostática.
A Thai Massagem na Clínica Hiraoka é mais do que uma técnica corporal — é um mergulho terapêutico no corpo e na mente, com raízes na medicina tradicional tailandesa.