A Aromaterapia é uma terapia complementar que proporciona sensação de bem-estar, tanto físico quanto emocional, com a utilização de óleos essenciais 100% puros. Ela mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.
Os óleos essenciais são produzidos em diferentes partes da planta. Podem ser extraídos de raízes, folhas, caule, casca, semente, resina, flores e frutos. Da origem de sua localização na planta podemos conhecer algumas de suas atuações no físico, mental, emocional e espiritual no ser humano.
Devemos entender que AROMATERAPIA NÃO É o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem atender as necessidades físicas e ou psicológicas do ser humano.
Os aromas sintéticos ou essências e óleos reconstituídos ou ainda fracionados são adequados para atender o mercado de perfumaria, alimentação, higiene e medicamentos, pois são manipulados para essas finalidades. Não atendem as necessidades físicas ou psicológicas que visem o equilíbrio geral do ser humano.
PRODUTO AROMATERÁPICO | PRODUTO AROMÁTICO |
|
|
Exemplo do uso de alguns óleos essenciais:
- Litsea cubeba ( Litsea cubeba ): a inteligência emocional na aromaterapia, a busca e o entendimento das emoções positivas.
É sedativo e antidepressivo. Indicado em todos os estados depressivos que leva a fuga da vontade de viver.
Litsea auxilia a encontrar o equilíbrio entre razão e emoção, ajuda a entender e dar nome as emoções. Transformam sentimentos negativos em entendimento e amor. Ajuda a controlar sentimentos explosivos e irracionais.
- Lavanda (Lavandula officinalis): equilíbrio total do corpo e da alma
É bactericida, sedativo, analgésico, diurético, antidepressivo.
Atua nos estados de estresse e tensão emocional. Relaxa, produz sono tranquilo e reparador. Traz equilíbrio para a mente. Ajuda nas dores de cabeça e enxaqueca, acalma a pele queimada e traz vitalidade.
Ajuda a resgatar a confiança, a ter mais tolerância e na comunicação (falar em público).
- Gerânio (Pelargonium graveolens) : “É como um escudo que nos dá segurança, coragem e flexibilidade de ação.”
É tônico, adstringente, antisséptico e regulador hormonal.
É considerado um óleo feminino, pois tem um papel fundamental para auxiliar o equilíbrio hormonal, portanto útil para todos cuidados relacionados a TPM e a menopausa.
O OE de Gerânio eleva o ânimo, a auto-estima, trazendo coragem, confiança e segurança emocional: por isso também considerado um anti-depressivo de grande valor. É um óleo para AÇÃO.
Quando usar:
– Como auxiliar no controle hormonal (displasia mamária, TPM, sintomas de menopausa, cólicas);
– Depressão pós-parto;
– Ansiedade nervosa;
– Má circulação (mãos e pés frios);
– Controle de oleosidade (pele e cabelo);
– Vitalidade para a pele – desidratada e seca.
– Aumentar a imunidade – herpes e aftas;
– Estimular a coragem e ação.