Ao longo do ano, podemos observar pela janela e sentir na pele a dança que a natureza faz com as diferentes estações. Para o Ayurveda, a primavera é a grande rainha entre elas, a responsável pela vitalidade e florescimento. E assim como a vida desabrocha do lado de fora, é também o momento de desabrochar dentro. Isso, se conseguirmos dar ao nosso corpo as ferramentas necessárias para essa dança cósmica.
As fases de uma estação
Em seus 3 meses de duração, cada estação vai apresentar características diferentes dentro do seu padrão. Nas fronteiras de troca, percebemos a alternância de dias frios com dias quentes, assim como períodos mais secos e outros chuvosos. Depois de algum tempo, a estação principal ganha força e segue com suas características próprias até que a próxima chegue para o duelo.
Início da primavera:
Nesse momento, ainda temos a forte presença do acúmulo de elementos necessários para o inverno: água e terra. Com o aquecimento dos dias, a natureza começa a fazer seu trabalho de limpeza. Por isso é tão comum nessa fase a ocorrência de crises de rinite e sinusite, gripes, resfriados e alergias, já que o organismo precisa lidar com o possível excesso de muco e o sistema respiratório pode estar mais frágil.
Como se cuidar nesse período:
- Evite dormir mais que 8h por noite;
- Faça atividades físicas vigorosas, com trabalho cardiorrespiratório;
- Evite (ou elimine) os lácteos da sua dieta;
- Espace as refeições e reduza as quantidades ingeridas em cada uma delas;
- Aumente a capacidade de limpeza do seu corpo.
Além dos ajustes de alimentação (ahara) e rotina diária (dinacharya), o Ayurveda recomenda técnicas corporais secantes para aumentar a potência da desintoxicação natural, principalmente para aquelas pessoas que apresentam maior incidência de muco e acúmulo de peso nessa transição.
Garshana e Udwartana (massagens de drenagem com pós e ervas)
Promovem a ativação do sistema circulatório e linfático, desentopem canais físicos e sutis, facilitando a eliminação de toxinas e o excesso de gordura corporal, ajudam a reduzir a oleosidade da pele, aumentam a disposição e trazem mais clareza mental. Seus efeitos são potencializados por swedana (a aplicação de sauna) ao final.
Nasya (aplicação de óleo medicado via nasal)
Limpa as vias respiratórias e seios nasais, ajuda a eliminar o muco da garganta, relaxa a musculatura do pescoço, nuca e ombros e diminui sintomas de ansiedade, trazendo mais aterramento e clareza mental.
Abhyanga (oleação) no chão
A aplicação de óleo em quantidade reduzida associada aos movimentos profundos proporcionados pela aplicação feita com o pisoteamento, estimulam os processos de desintoxicação e eliminação do excesso de gordura.
A primavera é uma estação saudável, na qual todas as constituições (quando bem orientadas) vão se sentir bem. No entanto, em alguns casos, apenas as adaptações de rotina e procedimentos simples não geram a sensação de bem-estar desejada. Para essas pessoas, é necessário uma intervenção mais profunda, com o planejamento de desintoxicação individualizada.
Lembre-se que nas medicinas tradicionais não existe separação entre corpo e mente, um afeta diretamente o outro de forma contínua. Processos que acontecem no corpo físico estão ligados às nossas camadas mais sutis, cuidar do corpo é também cuidar da sua saúde mental.
Aproveite a potência e a sabedoria da natureza para se manter em equilíbrio.