A Medicina Ayurvédica surgiu na Índia a mais de 5 mil anos, e é compreendida como A Ciência da Vida, relacionando a saúde para além do corpo individual, considerando relevante para os tratamentos e diagnósticos não só os aspectos e queixas físicas, como também o estilo de vida, alimentação, sono, estação do ano entre outros. Sendo assim, analisar e cuidar da saúde segundo o Ayurveda envolve também alinhar o equilíbrio individual com o equilíbrio sazonal.
No Brasil, o final de março é marcado pela queda de temperatura e também secura do ar, um momento em que tratamos pessoas com sinais de gripe e baixa imunidade. Segundo o Ayurveda, as estações de Outono e Inverno são notadas pela predominância dos atributos frio, seco, movimento (vento), que são semelhantes ao Dosha Vata, que é responsável por toda a parte de movimento do corpo: eliminação de resíduos, impulsos nervosos, fala, respiração. Tendo sua sede principal no intestino grosso, dessa forma o aparecimento de flatulências, prisão de ventre, inchaço abdominal, ansiedade e insônia pode estar relacionado com os sinais de agravação de Vata.
Uma das formas mais eficientes de equilibrar o organismo é através da alimentação. Pensando em equilibrar esses atributos de frio e secura , inserimos na dieta alimentos com características úmidas, quentes, protetoras, hidratantes, tônicos e levemente oleosos. Aqui vai uma lista de exemplo de tais alimentos benéficos para estas estações:
- batata doce, inhame, beterraba, cenoura, aipim, batata baroa, abóbora.
- couve, aspargos, acelga, espinafre, brócolis, alho poró, couve flor (todas cozidas e/ou refogadas).
- sementes e oleaginosas.
- óleo de gergelim, ghee, pasta de amendoim e castanhas.
- frutas doces e pesadas: abacate, banana, manga, pera maçã, ameixa, figo (sempre que der cozidas no ghee ou óleo de coco com especiarias).
- trigo, aveia, arroz basmati, cevada, milho.
- lentilha verde e rosa, feijão azuki, mungo, preto, ervilha, tofu
- especiarias quentes: cravo, canela, noz moscada, açafrão, gengibre, pimentas (de forma moderada).
- especiarias calmantes: camomila, erva doce, cidreira, melissa, lavanda.
Além da alimentação é recomendado práticas para serem inseridas no dia-a-dia, como por exemplo um horário regrado para realizar as refeições, auto oleação diária matinal com óleo de gergelim, utilização de óleo de gergelim morno nas narinas, ingestão de chás e bebidas quentes, exercícios físicos diários, horário para meditação, e se possível realização de abhyanga semanalmente.