Essa massagem corporal e facial é inspirada na tradição xamânica havaiana que se baseia no contato quase fusional com as forças da natureza. Vinda das ilhas do Havaí, envolvida pela ondulação de um oceano infinito e viva como a lava fervente que escapa dos vulcões, ela relaxa, revigora, purifica e nutre. Um verdadeiro ritual
de renovação.
Essas técnicas foram ministradas e transmitidas por muitas gerações, por mestres da arte chamados Kahunas, tradicionalmente, como um ritual de purificação do corpo e da mente que ocorria durante a passagem de etapas importantes da vida, como, a transição da adolescência para a idade adulta, do casamento ou até mesmo do homem para o xamã. Acompanhado de danças, cantos e purificações
no mar, podia durar vários dias.
Lomi significa massagear, esfregar, pressionar, amassar e acariciar. Pronuncia-se Lomi-Lomi porque em havaiano quando uma palavra ou uma vogal é repetida, inspira uma importância e uma intensidade particular.
Mais do que um momento de relaxamento e bem-estar, é uma cerimônia para induzir a renovação, a purificação, a cura do corpo, da psique e da alma. Esta massagem profunda é utilizada para libertar antigas tensões e bloqueios, de forma a restaurar um estado geral de bem-estar e de bom funcionamento dos recursos naturais de cura do corpo. Trata-se de restabelecer um sentimento de unidade dentro de si, trazendo uma sensação de equilíbrio e harmonia para dar origem a inspiração e novas forças.
Lomi-Lomi não atua apenas no nível corporal, mas realiza curas que afetam todas as dimensões do ser. Segundo a filosofia havaiana chamada Huna, o físico, o mental, e o espiritual são parte de um todo inseparável e acredita-se também que todas as criaturas buscam a harmonia universal. A energia vital é chamada de Prana dentro da ciência do Yoga ou de Chi na Medicina Chinesa e ela também existe na crença ancestral do havaí recebendo o nome de “Mana”. Ela circula no corpo e está presente em todos os elementos da natureza: árvores, mar, plantas, etc. Lomi lomi, evoca esse regresso à natureza, a nós próprios e à nossa ligação ao meio ambiente.
Lomi Lomi é como uma dança graciosa, fluida com movimentos longos, profundos e constantes que percorrem o corpo todo. Pressões deslizantes das mãos, antebraços e punhos, alternados com amassamentos, acupressão, fricção e alongamentos, trazem uma sensação de renovação, energização e bem estar.
Para criar harmonia, o praticante confere aos seus movimentos as qualidades únicas dos 4 elementos presentes na natureza:
– A qualidade da terra traz profundidade, segurança e estabilidade.
– A água fluidifica, dissolve, nutre e nos torna mais sensíveis às percepções sutis, às nossas emoções, à nossa intuição.
– O ar dá espaço, acalma, liberta e refresca, nos permite distanciar-nos e liga-nos ao mundo e ao universo.
– O fogo aquece, estimula e energiza. Desperta alegria e coragem.
A massagem tem duração de 1hora e é finalizada com um descanso importante para permitir que o corpo integre adequadamente o que acaba de ser vivenciado em todos os níveis.
Benefícios:
– Aumenta a energia vital
– Aumenta a circulação sanguínea e linfática
– Limpa e elimina toxinas acumuladas no corpo
– Alivia a tensão muscular
– Unifica mente/corpo/emoção
– Calma e relaxa profundamente
– Ativa os mecanismos de autocura do corpo
– Combate estresse, ansiedade, insônia
– Ajuda quem sofre com constipação crônica
Contra Indicação:
– Gestantes, exceto no final da gravidez para facilitar o parto
– Pressão alta, a menos que seja bem controlada
Essa massagem pode ser feita a 4 mãos, potencializando os benefícios e despertando novas sensações. O receptor do cérebro perde sua referência tátil e não consegue prever os próximos movimentos, permitindo uma entrega total para o momento presente.
Ao estarmos mais confortáveis com o nosso corpo e com a nossa mente, mais unificados, mais coesos, desenvolvemos a capacidade de lidar melhor com o estresse do dia a dia conectando se com os mecanismos de autocura.