Você acordou se sentindo cansada e percebe que já não é a primeira vez. Seu intestino não anda funcionando muito bem, talvez seja o chopinho com porção da noite anterior. Mas também lembra que há algumas semanas ele vem oscilando.
Sua falta de foco e seu apetite inconstante também te chamam atenção. Quando olha no espelho, a pele parece sem viço e definitivamente anda se sentindo mais desvitalizada. Chega o fim de semana e você decide dormir mais para compensar e, ao invés de se sentir renovada, percebe que ficou mais letárgica ainda.
Esses são alguns dos sintomas característicos de um corpo com excesso de toxinas, ou ama, como conhecemos no Ayurveda.
O processo de produção e eliminação de toxinas é normal e faz parte do ciclo da vida. Diariamente, você vai evacuar e urinar. Todo dia, ao acordar pela manhã, sua língua terá uma leve camada de acúmulo que pode ser facilmente removida com a raspagem da língua. Isso faz parte do processo digestivo, mas quando essa camada se torna espessa, pegajosa e difícil de ser removida, suas fezes apresentam pedaços de alimentos mal digeridos ou estão pegajosas, e sua urina apresenta odor forte ou uma coloração diferente, é sinal de que o corpo está com dificuldades para realizar essa limpeza de forma adequada.
Algumas ações básicas podem ser adicionadas à rotina para garantir um funcionamento melhor para seu corpo:
- Evite alimentos de origem animal após às 18h, já que eles são mais pesados para digestão;
- Espace bem as refeições, deixando um intervalo de pelo menos 3h entre elas. Sem beliscos!
- Adicione infusões de ervas na sua alimentação, elas ajudam a estimular o metabolismo;
- Movimente o seu corpo de forma inteligente, faça caminhas, utilize as escadas, alongue-se ao acordar e após muito tempo na mesma posição;
- Durma durante a noite e produza durante o dia. Permita-se descansar!
Esses pequenos atos, quando realizados de forma constante, são capazes de promover transformações. No entanto, a rotina das cidades por si só sobrecarrega o corpo e a mente. Por isso, é recomendado que você inclua em sua rotina alguns procedimentos que intensifiquem o processo de limpeza e desintoxicação:
Massagem abhyanga: promove relaxamento do sistema nervoso, nutre os tecidos, estimula a eliminação de toxinas, reduz dores e melhora o sistema imunológico;
Massagem Udwartana e Garshana: ativam a circulação sanguínea e o sistema linfático, redução de tecido adiposo, desbloqueiam canais físicos e sutis (reduzindo edemas e inchaços) e revitalizam a pele por meio da esfoliação.
Swedana (sauna): potencializa os efeitos das massagens, ajuda a liquefazer as toxinas e abrir os canais para uma melhor eliminação.
Nasya e Dhumapana: limpam as vias respiratórias, secam e estimulam a drenagem de muco no nariz, sinus e garganta e acalmam a mente.
Uma boa desintoxicação devolve a você um estado de tranquilidade e sensação de conforto no seu próprio corpo. Para resultados eficientes, entre em contato para uma avaliação personalizada.