Você costuma sentir mais fome durante a noite? Se sua resposta foi sim, esta dica é para você.
Nosso metabolismo é naturalmente diurno, digerimos e absorvemos melhor os nutrientes durante o dia, além do gasto energético estar mais acelerado durante o período de sol. Quando jantamos muito tarde ou comemos mais calorias à noite, a produção da melatonina diminui.
A baixa produção da melatonina causa insônia e muito cansaço no dia seguinte. Esses são os principais sinais de que o sono não foi tão profundo e reparador como poderia ter sido.
Quando dormimos mal de forma crônica, o nosso metabolismo fica mais lento, o apetite aumenta e a gordura corporal aumenta. Além disso, o ganho de massa muscular é afetado e a fertilidade diminui. A eliminação das toxinas pelo fígado e a imunidade também são prejudicadas.
O sono não reparador afeta a cognição, o humor e pode causar depressão, hiperatividade, transtornos alimentares, déficit de atenção e ansiedade.
O primeiro passo para regular o sono é organizar os horários das refeições, começando por jantar o mais cedo que você conseguir!
Hábitos como jantar tarde, ficar exposto à luz da TV, computador ou do celular e consumir álcool e tabaco durante à noite são fatores que inibem a produção da melatonina.
Pequenas mudanças na rotina alimentar contribuem de forma positiva para a longevidade e o bem-estar.
Procure um nutricionista para ajudar você neste processo de mudança no estilo de vida.