O que é o Qi Gong
Há mais de 5 mil anos, o povo chinês, observando e estudando a natureza, descobriu uma série de posturas e exercícios físicos que se mostraram eficazes na manutenção e recuperação da saúde e no aumento da força física. Essas práticas auxiliaram na sobrevivência daquele povo, como também possibilitaram bom desempenho nas lutas. Esse conjunto de exercícios veio a se chamar de Qi Gong, termo cujo significado se perdeu na origem dos tempos, mas que poderíamos traduzir aqui, para fins práticos, como “trabalho com o Qi”, ou podemos entender o Qi Gong como o “cultivo da energia vital”. O treino do Qi Gong gera várias sensações diferentes, que acabam por caracterizar esse tipo de prática. Isso nos leva a dizer também que Qi Gong é sentir.
Lao Qi Gong é um tipo de Qi Gong
O Fundador do Lao Qi Gong é o Mestre Cai Wen Yu, que iniciou a sua prática de Artes Marciais Internas, Kung Fu Interno (Bagua Zhang, Tai Ji Quan, Yi Quan e Xing Yi Quan) aos 6 anos de idade na tradição da sua família. Ele é um profundo estudioso e Mestre de Medicina Tradicional Chinesa e da Cultura e Filosofia da China Antiga. Lao Qi Gong é estilo de Qi Gong que resgata a forma antiga e ancestral de praticar, de estudar a Natureza, de conhecer o Animal Humano e sentir a Energia.
Lao é uma palavra chinesa que significa “antigo”. A escolha do nome foi proposital, pois, a rigor, esse estilo não nasceu agora. A origem de tudo o que ensinamos perde-se no início da história do povo chinês, pois se refere ao período anterior ao do Imperador Amarelo – Huang Di, imperador lendário e sábio que, ao que tudo indica, governou a China de 2.690 a 2.590 a.C. Já naquela época, os chineses treinavam da mesma maneira com que praticamos hoje.
A postura em pé, o jeito específico de andar e a forma de meditar remontam àquele tempo. Lao Qi Gong é um tipo de treino bem antigo, ligado à natureza, que originalmente se desenvolveu na busca da cura para doenças, no tempo em que não havia ciência, nem medicina, nem hospitais. Esse tipo de treino morreu na China. Agora, nós o descobrimos de novo. É importante frisar que não estamos inventando nada. A marca Lao Qi Gong é apenas uma maneira de distinguir essa prática dos estilos que são encontrados em vários lugares do mundo, dado que este aqui preserva as posições, a forma, o conteúdo e o entendimento do Qi Gong como era ensinado antigamente.
O Qi Gong que se encontra hoje em dia, mesmo na China, é muito diferente. O original se ramificou em vários estilos, sendo que cada família desenvolveu teoria e prática muito diferentes entre si. Questionamos muitos desses estilos, porque não são ciência nem são natureza: parecem técnicas e posturas inventadas. Nosso estilo, completamente ligado à natureza, não foi inventado, foi descoberto pelo Grão Mestre Cai Wen Yu a partir de pesquisas na tradição da arte marcial da sua família, no estudo da cultura e da filosofia da China antiga, no estudo das regras da natureza e da prática diária desenvolvida há várias décadas. Resolvemos batizá-lo de Lao Qi Gong justamente para fazer referência às raízes dessa prática milenar. Apenas o nome Lao Qi Gong é novo. O conteúdo descoberto já existe há tempos remotos, mas não tinha nome.
Referência: Livro “Lao Qi Gong: a Antiga Arte Chinesa de Lutar, Curar e Viver”
Autor: Grão Mestre Cai Wen Yu, fundador do Lao Qi Gong