A Resposta do Relaxamento (RR) tem sido definida como uma intervenção mente-corpo que compensa os efeitos fisiológicos causados pelo stress. A RR foi relatada sendo útil terapeuticamente (muitas vezes usada em conjunto com tratamentos médicos) em várias condições que são causadas ou exacerbadas pelo estresse.
Abordagens mente-corpo que provocam a Resposta do Relaxamento incluem:
– Meditação;
– Rezas repetitivas;
– Yoga;
– Tai Chi;
– Exercícios respiratórios;
– Relaxamento muscular progressivo;
– Biofeedback;
– Visualização guiada;
– Qi Gong;
Uma forma que a RR pode ser ativada é quando repetimos uma palavra, som, frase, oração, ou nos concentramos na nossa respiração sem levar em conta os pensamentos intrusivos do dia a dia. O indicado é praticar aproximadamente 20 minutos. A sugestão é que seja feita pela manhã, depois de ir ao banheiro, se arrumar e antes de tomar café, praticar entre 10 e 20 minutos.
O benefício natural da Resposta de Relaxamento na redução do estresse tem atraído um interesse significativo dos pesquisadores nos últimos anos para decifrar os seus efeitos fisiológicos.
Além de reduzir o consumo de oxigênio, outras mudanças fisiológicas consistentes observadas em praticantes de longo prazo de técnicas de RR incluem:
– Diminuição da eliminação de dióxido de carbono;
– Redução da pressão arterial;
– Frequência cardíaca e respiratória;
– Oscilações proeminentes da frequência cardíaca de baixa frequência e alterações nas regiões corticais e subcorticais do cérebro.
Você já experimentou alguma prática que ative a Resposta de Relaxamento?