Saúde, a rigor, não é considerada como um efeito do Qi Gong.
A saúde é vista como um estado normal, natural do ser humano. Os humanos não deveriam ter doenças, mas humanos têm doenças, agora mais do que nunca. Pode-se dizer então que agora a saúde parece ser um assunto importante. Se você é tranquilo, come de maneira equilibrada, descansa como se deve, dificilmente terá doença. Mas sabemos que uma porcentagem enorme de toda população é doente.
Um dos resultados do treino do Lao Qi Gong é que o praticante fique mais forte, tenha mais habilidade, mais força, sinta o corpo todo ligado, resgate a sua Força Animal, a Força do Animal Humano, a rigor, isso é saúde.
Uma das formas de explicação desse resultado é o fato de que o treino do Lao Qi Gong acaba expandindo praticamente toda a pele do corpo, consequência natural da abertura das articulações que a prática possibilita, principalmente a abertura das vértebras da coluna. Como consequência da abertura das articulações os ossos ganham força, os tendões ganham força, os músculos relaxam, a circulação sanguínea tem força, os nervos trabalham em equilíbrio. Sabemos que na pele se encontram as vias energéticas naturais chamadas de “meridianos” usados pela acupuntura, que, quando estimulados aumentam o fluxo energético e promovem a saúde. Assim podemos ver que dentro do nosso corpo existe médico, hospital, remédio, existe tudo para uma vida saudável, desde que a gente não atrapalhe a natureza. Podemos dizer que temos uma energia que cuida da saúde.
Os animais, em seu meio natural, não têm médico, não têm ciência, mas também podem se curar. Antigamente, o povo chinês observava os animais, para saber que remédio tomar diante das enfermidades. Quando um animal machuca o corpo, ele sabe que planta comer para resolver o seu problema.
Aproveitando a sabedoria do animal, o chinês começou a experimentar as mesmas ervas no ser humano em situações parecidas e a catalogar as plantas úteis. Isso deu origem à vastíssima fitoterapia chinesa, hoje em dia aplicada no mundo inteiro. O Imperador Amarelo disse a respeito da relação do homem com a natureza que o circunda: “A respiração do Universo é o melhor ar que existe”. Até agora, não achei outra ideia melhor que essa.
Saúde não é igual a não ter doença. Saúde é uma força.
Assim como nosso intestino precisa ter força, os dentes precisam ter força, o coração precisa ter força. Não se pode tomar água muito fria, comer muito sal faz com que a gente se sinta mal. É preciso comer menos, com o aumento da idade. Há uma série de regras de alimentação e de hábitos de vida necessários para proteger essa força chamada saúde.
Muita coisa já é conhecida sobre o funcionamento do organismo humano de modo geral, sobre o que se deve e o que não se deve comer ou fazer. E muita coisa também pode ser descoberta individualmente ao avançarmos no treino do Lao Qi Gong, dado que a percepção do corpo aumenta. Aprende-se a saber do que o corpo precisa e demora-se mais para chamar o médico: a gente acorda o médico que está dentro de nós.
Hoje em dia o ser humano se preocupa muito com a saúde, gasta muito dinheiro com hospital, remédios e variados tratamentos, porque está doente. Agora as pessoas não conseguem dormir, não conseguem ter um hábito intestinal saudável, tem a coluna fraca e doente, têm muitos problemas por causa do estilo de vida, da alimentação errada e pelo fato de viverem muito alienadas do próprio corpo. Antes as pessoas morriam em função das infecções.
Agora é o estilo de vida, a alimentação errada que as matam.
A prática do Lao Qi Gong tem como efeito resolver todas essas questões. Conforme evoluímos no treino resgatamos a nossa Força Animal. O Ser humano é um tipo de animal, o Animal Humano, portanto não deveria ter tantas doenças e problemas na coluna. Animais em seu meio natural não tem problemas na coluna!
Vamos descobrir como é o funcionamento do corpo do Animal Humano e recuperar a nossa Força Animal!? Isso é Saúde!
O Fundador do Lao Qi Gong foi o Grão Mestre Cai Wen Yu, que iniciou a sua prática de Artes Marciais Internas, Kung Fu Interno (Bagua Zhang, Tai Ji Quan, Yi Quan e Xing Yi Quan) aos 6 anos de idade na tradição da sua família. Ele é um profundo estudioso e Mestre de Medicina Tradicional Chinesa e da Cultura e Filosofia da China Antiga. Lao Qi Gong é estilo de Qi Gong que resgata a forma antiga e ancestral de praticar, de estudar a Natureza, de conhecer o Animal Humano e sentir a Energia.