Para entender o estudo sobre a mente, é importante levar em consideração alguns fatores que são observados dentro da filosofia do yoga.
Segundo Patanjali, a mente é composta por quatro aspectos: buddhi (intelecto), manas (memória), ahankara (ego) e citta (consciência). Cada um desses aspectos tem uma função específica na percepção e na tomada de decisões.
- Buddhi é a capacidade de raciocinar, analisar e discernir. É o aspecto da mente que busca o conhecimento lógico e objetivo, baseado em dados e evidências.
- Manas é a memória, que armazena as impressões e os conhecimentos adquiridos pela experiência pessoal ou pela herança cultural. É o aspecto da mente que busca o conhecimento emocional e subjetivo, baseado em sentimentos e lembranças.
- Ahankara é o ego, que cria a identidade pessoal e social. É o aspecto da mente que busca o reconhecimento e a autoafirmação, baseado em títulos e imagens.
- Citta é a consciência, que transcende os limites do ego e se conecta com a essência divina. É o aspecto da mente que busca o conhecimento espiritual e universal, baseado na intuição e na compaixão.
Esses quatro aspectos da mente são influenciados pelas emoções, que são as reações às informações externas (fatores sociais, experiências diárias, etc). As emoções podem gerar flutuações na mente, que podem causar sofrimento ou felicidade.
Através da auto análise, do autoconhecimento, do estudo e da disciplina, chegamos a percepção dessas emoções e podemos dirigi-las para o lugar certo, ou apenas observá-las.
O primeiro verso do Yoga Sutra de Patanjali Atha yoga anushasanam (aqui e agora é o Yoga), sugere que o yoga é um estado de presença e atenção plena (meditação).
E no segundo verso do mesmo Yoga Sutra de Patanjali, lemos: Yoga Chitta Vritti Nirodha (O yoga é a cessação das ações da mente). Ou seja, a meditação é a cessação das ações da mente, através da atenção plena. É importante ressaltar que o Yoga é a meditação mas a meditação não é o Yoga.
A meditação é a compreensão e contemplação do todo. É o fim da dualidade e a percepção da unidade. O Yoga é uma forma de viver, é uma atitude que leva o praticante ao estado de meditação.