A menopausa não é uma doença. A menopausa é um processo fisiológico natural no qual ocorre uma diminuição na produção de hormônios, o que pode afetar a saúde, o bem estar e a qualidade de vida da mulher.
Para a Medicina Tradicional Chinesa, a menopausa é o nome dado a todas as mudanças que surgem no corpo da mulher a partir de uma certa idade e que são a consequência do poder enfraquecido do meridiano dos rins.
A acupuntura tem sido estudada como uma opção terapêutica para tratar seus sintomas como fogachos, sudorese noturna, insônia, ansiedade, depressão, fadiga, dor e ressecamento vaginal.
Acredita-se que essa técnica da Medicina Tradicional Chinesa possa agir no eixo hipotálamo-hipófise-ovário (HPO), modulando e otimizando a produção hormonal endógena.
Uma revisão sistemática de estudos clínicos randomizados publicada na revista Obstetrics & Gynecology em 2019 mostrou que a acupuntura pode ser eficaz no alívio dos sintomas da menopausa, especialmente dos fogachos e sudorese noturna, além de melhorar a qualidade do sono e reduzir a ansiedade e a depressão.
Um estudo publicado na revista Menopause em 2018 comparou a acupuntura com a terapia hormonal na redução dos sintomas indesejáveis em mulheres na pós-menopausa. Os resultados mostraram que a acupuntura pode ser uma alternativa eficaz em relação a terapia hormonal e sem os seus efeitos colaterais já conhecidos.
No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e que o tratamento deve ser individualizado e discutido com seu médico ginecologista assistente para conseguirmos o melhor resultado que você merece!