A Epicondilite Lateral é a causa mais comum de dor lateral no cotovelo. Ela é popularmente conhecida como “cotovelo do tenista”, por ser uma lesão comum na prática deste esporte, porém pode acometer donas de casa, manicures, artesãos (tricô), músicos, marceneiros etc.
Aproximadamente 1 a 3% da população deve apresentar essa doença, sendo mais comum em pacientes entre 35-50 anos.
Os pacientes apresentam dor ou sensibilidade na região lateral do cotovelo, com irradiaçã0 para a região do antebraço. Podem apresentar fraqueza para segurar ou agarrar objetos (copos, maçanetas), dor ao apertar a região do cotovelo e dor ao dobrar o braço e/ou o punho.
A princípio, o tratamento é conservador: medicamentos (antiinflamatórios e analgésicos); órteses; fisioterapia; infiltrações; terapia de onda de choque; e Acupuntura. Em caso de falha no tratamento conservador, o tratamento cirúrgico passa a ser uma opção.
Estudos europeus demostraram que a acupuntura melhora a dor e a funcionalidade do cotovelo em pacientes com epicondilite lateral. O paciente pode associar o tratamento com acupuntura com outras modalidades terapêuticas simultaneamente, favorecendo assim a sua melhora.