Trabalhando com os mesmo princípios da acupuntura, porém sem a utilização das agulhas, a acupressão envolve a aplicação de pressão sobre os pontos ou trajeto dos meridianos de acupuntura. Tal aplicação pode ser realizada com as mãos, os polegares, cotovelos e eventualmente até com os pés. A pressão tende a ser firme, por alguns segundos, seguida da liberação do ponto. Pode também ser utilizada técnicas de alongamento e deslizamento ao longo dos meridianos de acupuntura.
A acupressão promove o relaxamento muscular, aumento a circulação local, liberação de pontos gatilhos da musculatura (miofasciais) e liberação de endorfinas. Pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC), ela desbloqueia os canais e os pontos de acupuntura, fazendo com que o Qi (“energia”) volte a circular livremente pelo corpo, restabelecendo o funcionamento do corpo, promovendo a “auto cura”.
Evidências científicas demonstram que a acupressão no ponto Neiguan (PC6) melhoram náuseas e vômitos em pacientes.
Muito utilizada na China há milhares de anos como forma de “auto tratamento”, ela pode ser indicada para pacientes com fobia a agulha (crianças e adultos) e para ser realizada em casa como complemento do tratamento em consultório. No Japão, a técnica do Shiatsu foi desenvolvida a partir das bases da MTC.