Afinal, o que é Nutrologia?
Essa é uma pergunta que eu escuto diariamente quando conto que me especializei nessa área Médica.
Antes de mais nada é importante contextualizar sobre o cenário mundial nas últimas décadas em que o perfil nutrológico dos pacientes tem mudado devido ao estilo de vida, o alto consumo de comidas
industrializadas, consumo de fast-food, sedentarismo e stress. Com isso, surgiram também a prevalência das doenças crônicas como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemia.
As doenças cardiovasculares, por exemplo, são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Diante desse necessário desafiador surgiu essa especialidade que tem como função fazer o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das enfermidades nutroneurometabólicas.
De forma mais simplificada, o médico especialista em nutrologia é o médico que avalia a nutrição do paciente em todos os seus aspectos, normais, patológicos, clínicos e terapêuticos.
Avalia a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas. Além de avaliar o comportamento alimentar, a relação do paciente com a comida e outros aspectos que influenciam no centro de saciedade.
Diferente do endocrinologista que avalia a produção dos hormônios no corpo, o nutrólogo concentra-se nos hábitos do paciente e na maioria das vezes procura um tratamento mais permanente e que não esteja dependente somente de medicação – apesar desta não ser descartada.
Aqui abaixo vou deixar alguns exemplos de quando você pode procurar um Nutrólogo:
– Quando você tem dificuldade para alcançar seus objetos de perda de peso, mesmo com dieta equilibrada e exercícios regulares.
– Quando você tem um problema de saúde relacionado a nutrição, como anemia, intolerância à lactose ou celíaca.
– Quando você tem dificuldade para controlar o apetite ou gerenciar suas emoções através das emoções.
– Quando você tem uma condição médica crônica, como diabetes, hipertenção ou doenças cardiovasculares e precisa de ajuda para gerenciar sua condição através da nutrição.
– Quando você deseja melhora sua saúde geral e prevenir doenças futuras através de uma nutrição adequada.
– Quando você precisa de ajuda para definir uma dieta específica.
– Quando você quer alcançar suas metas de saúde e nutrição de uma forma segura e personalizada.
Quanto mais tempo você se predispor para cuidar da saúde, menos tempo você terá para cuidar de uma doença.
Faça seu acompanhamento médico e cuide do que você tem de mais importante, sua vida.