A Primavera para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é representado pelo elemento Madeira (Teoria dos 5 Elementos).
Após o período do recolhimento e da hibernação do inverno (Elemento – Água), a energia Yang aflora com a chegada da luz e do calor, estimulando o desenvolvimento da semente depositada no solo e o crescimento das plantas.
Nesta estação do ano, a semente germina e ascende rumo ao céu.
Neste processo, a árvore ou a planta irá encontrar diversos obstáculos pela frente (terra, rochas, animais, outras plantas), porém, com vigor e energia seguirá o seu destino.
Paralelamente, as pessoas também encontram dificuldades ao longo da vida (adversidades, frustrações), porém com a flexibilidade e o direcionamento/visão impulsionado pelo Qi, elas seguem o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.
Fígado e Vesícula Biliar.
Os sistemas de meridianos do elemento Madeira são o Fígado (Gan) e a Vesícula Biliar (Dan).
Eles estão correlacionados com as funções de planejamento, estratégias, reflexões, tomada de decisões, metabolismo, desintoxicação e movimento/ação.
O Fígado (Gan) é conhecido como o “general” na Medicina Chinesa.
O sistema do Fígado é responsável pelo fluxo do Qi pelo corpo: ascendência, descendência, entrada e saída. O fluxo harmônico do Qi pelo corpo permite a circulação do Xue (sangue), Jin Ye (líquidos corporais), a ascensão do Qi proveniente do Pi (baço) e descendente do Fei (pulmão).
Quando o Fígado (Gan) não regulariza o fluxo do Qi pelo corpo, gera 2 padrões:
- Estagnação do Qi: dor ao longo do trajeto dos meridianos, dor em hipocôndrio (região abaixo das costelas), aperto no peito, mastalgia (dor/sensibilidade nos seios), dor de garganta, epigastralgia. Com a estagnação do Qi, o sangue (Xue) também começa a parar, gerando dor, dismenorréia, endometriose, massas abdominais, hemangioma etc.
- Subida ou inversão do Qi: cefaléia, insônia, raiva, cólera, hiperemia ocular, vertigem, rubor etc.
O Gan também é responsável pelo armazenamento de Xue (sangue). Assim como o Chong Mai (Vaso Penetrador) e o Ren mai (Vaso Concepção) o Gan é uma importante reserva de Xue.
Emoções e o Elemento Madeira.
A emoção relacionada ao elemento madeira é a raiva, a irritabilidade e a frustração.
O fluxo do Qi e o movimento são as principais características do elemento madeira. A estagnação ou a falta de direção leva a um sentimento de frustração e irritabilidade, que desequilibra este sistema e torna a pessoa mais agressiva, impaciente e nervosa. Já o movimento e as atividades físicas são bons “calmantes”, levando de volta o fluxo de Qi e Xue para o corpo.
O elemento madeira também é representado pela proatividade, iniciativa, coragem, ousadia e independência. O paciente transforma o movimento da madeira em ação e ideias.
O paciente com as características da Madeira costumam buscar mudanças e/ou inovações e sofrem muito com a frustação de não conseguir realizá-las no seu ritmo. Costumam também a ter um senso forte de justiça, se sentindo raivosos com as injustiças do mundo.
Cuidado somente com os excessos!
Pacientes com muita energia neste sistema costumam se envolver em diversas tarefas e atividades.
E os excessos (trabalho, atividade física) podem levar a um estado de fadiga e depleção de Qi.
O Fígado é a morada do Hun.
Todos os órgãos Yin armazenam um espírito pela MTC.
O Fígado (Gan) armazena o Hun (Alma Etérea).
O Hun é responsável pela clareza do espírito. Ele gera a criatividade, a imaginação, as idéias, a inteligência, a intuição, a motivação etc.
Quando o Fígado não está equilibrado, o Hun perde a raiz e a pessoa apresenta uma sensação de flutuação ao dormir, sonambulismo, excessos de sonhos e espasmos.
Alimentos que fortalecem o elemento Madeira.
Pela MTC, o sabor do elemento madeira é o ácido e a cor é o verde, assim como o verde dos brotos e das folhagens. Então, a primavera é uma ótima estação para se alimentar de verduras e vegetais verdes escuros.
Faça uso de Couve, Brócolis, Aspargos, Almeirão, Rúcula, Alface, Ervilha, Escarola, Espinafre, Alcachofra, Abobrinha, Pepino etc.
Evite alimentos que podem acender e inflamar o sistema do Fígado, como bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, excesso de doces e excesso de cafeína.
Tendões.
O meridiano do Fígado e da Vesícula Biliar também governam os tendões e ligamentos.
Relacionado com o movimento muscular e as atividades físicas, o fluxo livre do Qi nestes sistemas contribuem para a flexibilidade e resistência dos tendões.
Já o bloqueio dos mesmos são responsáveis por processos inflamatórios como: tendinites e bursites. Pacientes que apresentam desequilíbrio podem apresentar sinais nos músculos e tendões como: rigidez, tremores, fasciculações, cãibras, espasmos, mioclonias e tiques.
Natureza.
Como o verde é a cor do elemento Madeira e a árvore é o principal símbolo deste sistema, nada mais justo que dizer que o contato com a natureza é muito importante para este sistema.
Andar descalço pela grama ou na areia (Grounding), passear por bosques ou florestas (Shinrin Yoku ou Banho de Floresta), ir a praia, tomar banho de cachoeira são exemplos de atividades que acalmam e aliviam os pacientes.
Para quem mora nos grandes centros urbanos, recomendo passeio em parques e praças arborizadas, praticar a jardinagem, mexer com a terra e até mesmo jogar beach tenis na areia!
Quanto mais próximo o contato com a natureza, mais equilibrado se torna o elemento da madeira.