“Numa lenda antiga, um governante buscou um líder espiritual dizendo que gostaria de aprender a arte da meditação. O líder sábio alertou que ele precisaria de tempo e dedicação integral para isso. O governante recusou, pois tinha muito a trabalho a fazer. Então o sábio criou um método novo, e o governante ganhou uma síntese feita exclusivamente para ele. Uma pessoa ocupada, com muitas responsabilidades, e parte fundamental de engrenagens importantes, de um sistema operacional muito maior. Segundo a lenda aquele reino se tornou um lugar de prosperidade entre os súditos, governado por um sábio que constituiu uma sociedade-modelo digna de virtude e harmonia”
A inspiração por este conto antigo, criou este workshop, com as sínteses das ferramentas mais importantes da arte da Meditação. Ferramentas pautadas na facilidade, na utilidade prática, nos benefícios e na importância que o treinamento pode exercer sobre as pessoas, no meio empresarial.
Em vista a grande demanda do mundo corporativo, a falta de tempo, e em meio a muitos deveres e obrigações, esta aula foi cuidadosamente elaborada nas possíveis necessidades físicas e emocionais, dos trabalhadores. Também nos ganhos que a equipe e a empresa podem alcançar, integrando a meditação, como método de desenvolvimento humano, para melhoria das relações, bem-estar e produtividade, do coletivo.
Os benefícios da prática da meditação são inúmeros.
Por promover descanso e limpeza do sistema nervoso, possibilita aumento de foco, e concentração. A criatividade e a organização são mais simples quando se abre espaço ao essencial. O autoconhecimento intrínseco à prática inspira e motiva as pessoas a priorizar a atenção e evitar o excesso de esforço, distração e contra produtividade. Como também ensina a reconhecer o valor de cada a escolha e o efeito das ações delas sobre o entorno. A integração do grupo é um ponto positivo a considerar sob o efeito da prática.
Autorresponsabilidade, estabilidade, energia criadora, força vital, pacificação, atenção, bem-estar, alegria, saúde, dentre muitos efeitos bem feitores que a prática revela.
Os alunos vão dispor de um treinamento que possibilita autonomia nos exercícios. Lições reveladas que os motive a praticar também sozinhos, dia a dia, para que possam reconhecer por si os efeitos promissores, da Meditação.
Meditar é exercitar um estado de alerta, resgatar e desenvolver a consciência.
É optar pela experiência consciente e torná-la uma estratégia de aperfeiçoamento da própria vida.
A experiência direta com os exercícios, tanto mentais como físicos, tornam a aula o laboratório da percepção de si.
A técnica de meditação deve estar conectada com a cognição direta com a realidade. Também por isso, a experiência é fundamental para se atingir o autoconhecimento e os valores essenciais da prática. Orientação e estímulo é fundamental.
Segue-se, resumidamente, o processo pedagógico do workshop.
Primeiro passo: Apresentação do grupo, dinâmica com perguntas construtivas para integrar e despertar curiosidade.
Segundo passo: Evocação e técnicas para alcançar estados elevados – Exercícios respiratórios e vocalização – dinâmica grupal.
Terceiro passo: Satisfação do intelecto – exposição oral. Reconhecimento da ignorância e teoria da percepção consciente.
Quarto passo: Interação prática. Consciência corporal e respiração – prática com orientação.
Quinto passo: Relaxamento (automassagem) e Meditação, guiadas – prática com orientação.
Sexto passo: Debate e compartilhamento – diálogo grupal.
Sétimo passo: Conscientização sobre o alcance da prática como exercício de liberdade e evolução – Exposição teórica (síntese).
Oitavo passo: avaliação da experiência – relato livre dos participantes e esclarecimento de dúvidas.
Outras informações: O encontro é multifocal e segue metodologia participativa e emancipatória, com abertura para o diálogo e partindo das experiências de cada participante sobre o tema.