“Mas se eu como saudável por que não tenho resultados?”
Esse é um questionamento frequente no consultório e, para respondê-lo, precisamos entender que por mais que um alimento seja saudável, ele não é livre de calorias. Ou seja, se seu objetivo é emagrecimento ou hipertrofia, apenas comer saudável não é suficiente. Em ambos os casos a alimentação deve estar ajustada a quantidade de calorias que gastamos ao longo do dia… Em casos de emagrecimento precisamos de um déficit calórico (gastar mais do consumimos ou consumir menos do que gastamos em energia) e em hipertrofia um superávit calórico (consumir mais do gastamos ou gastar menos do que consumimos em energia). E esse cálculo deve ser feito de forma personalizada e exclusivamente por um nutricionista!
Dito isso, precisamos entender a composição de cada alimentos:
Abacate, nuts, pasta de amendoim, por exemplo, são alimentos muito saudáveis, porém com alto teor de gordura… gorduras boas e essenciais para nosso organismo, e até por isso esses alimentos cabem muito bem dentro de uma dieta, mas devemos cuidar com a quantidade deles. O mesmo serve para alimentos concentrados em açúcares, mesmo que naturais, como as frutas secas!
“Mas eu vou no nutricionista, só não consigo me manter na dieta…”
Primeiramente, você pode não estar contente com a dieta prescrita?
Uma dieta, ou plano alimentar como gosto de chamar, precisa respeitar seus hábitos e particularidades e estar alinhada a sua rotina. Se isso não acontece, é muito provável que você não consiga sustentá-lo por muito tempo
Outro ponto que pode estar atrapalhando seus resultados é a falta de constância e disciplina. Não significa que você deve treinar 7 dias na semana, deixar de sair, ver amigos ou comer fora, apenas significa que você precisa ter um compromisso com você mesmo e seguir ao máximo o que te foi proposto! Você deve sim ter seus momentos de lazer, sair para comer, ver amigos, beber, descansar entre os treinos e se recuperar, porém com moderação e sempre voltando a rotina depois (e aqui eu reforço que é: voltar a rotina e não ter atitudes compensatórias ou chutar o balde de vez… sem extremos, é o equilíbrio que vai te ajudar a ter constância, e alcançar os resultados que deseja).
Outros coisas que podem estar atrapalhando seus resultados:
Falta de organização:
Você pode estar com o melhor plano alimentar e planilha de treino do mundo, mas se não tiver organização, você não vai conseguir seguir em frente. Nesse caso, é importante separar um tempo na sua semana para organizar a sua rotina de treino e sua alimentação da semana inteira!
Metas irreais:
E isso pode te frustrar! Ninguém emagrece ou ganha massa muscular do dia para a noite, esses são processos lentos e que exigem calma, dedicação e paciência.
Coloque metas reais, e aos poucos vá progredindo!
E aqui já aproveito pra puxar o último ponto que pode estar atrapalhando:
Não reconhecer suas conquistas:
Qualquer conquista mesmo que pequena deve ser reconhecida e isso é extremamente importante para que você não desista e continue se motivando.
E vale lembrar, que se o seu objetivo é apenas melhorar a qualidade da sua alimentação e, consequentemente melhorar a sua qualidade de vida, um plano alimentar qualitativo pode funcionar muito bem para você. Por isso é importante o acompanhamento de um profissional nutricionista, que irá escutar suas necessidades e avaliar a melhor estratégia para você!
E aí? Vamos juntos alcançar seus objetivos e metas? Então agende sua consulta aqui!