O Maha Shivaratri é uma celebração hindu de grande relevância, realizada todos os anos em reverência ao deus Shiva. Este festival ocorre na 14ª noite da fase minguante do mês lunar de Phalguna ou Magha, que normalmente se situa entre fevereiro e março. Em 2024, o festival será no dia 8 de março.
Este festival homenageia a união de Shiva e Parvati e o momento em que Shiva executa sua dança divina, conhecida como Tandava. É uma noite de introspecção e reflexão pessoal, onde os devotos buscam superar a escuridão e a ignorância em suas vidas. Durante este dia, os devotos jejuam, meditam, recitam orações e visitam templos dedicados a Shiva.
Mas hoje, vamos explorar outra história que também está relacionada a este dia significativo. Trata-se da história do veneno do Samudra Manthan, onde Shiva bebeu um pote de veneno para salvar o mundo, fazendo com que sua garganta ficasse azul.
O Samudra Manthan, que significa “a agitação do oceano”, é um episódio crucial no hinduísmo que é detalhado no Vishnu Purana, um texto importante do hinduísmo. Este evento foi um esforço conjunto dos deuses e dos demônios que resultou na descoberta do Amrita, o néctar da imortalidade.
A história começa quando Indra, o Rei de Svarga, estava cavalgando em seu elefante divino e encontrou o sábio Durvasa, que lhe ofereceu uma guirlanda especial dada a ele por uma apsara. Indra aceitou a guirlanda e a colocou na tromba de seu elefante como um testemunho de sua humildade. No entanto, o elefante, incomodado pelas abelhas atraídas pelo forte aroma das flores, jogou a guirlanda no chão. Isso enfureceu o sábio Durvasa, que amaldiçoou Indra e todos os devas a serem desprovidos de toda força, energia e fortuna.
Em seguida, os devas formaram uma aliança com os asuras para agitar conjuntamente o oceano em busca do néctar da imortalidade e compartilhá-lo entre si. Durante o processo de agitação, um pote de veneno emergiu do oceano. Tanto os Devas quanto os Asuras ficaram aterrorizados, pois o veneno era poderoso o suficiente para destruir todo o mundo. Eles foram ao Senhor Shiva em busca de uma solução e pediram que ele salvasse o mundo.
Shiva, então, bebeu todo o pote de veneno. No entanto, em vez de engolir o veneno, Shiva o manteve em sua garganta, o que fez com que sua garganta ficasse azul. Após este incidente, ele passou a ser chamado de Neelkanth, aquele com a garganta azul.