A dor crônica é uma sensação desagradável localizada em alguma parte do corpo cuja duração é maior que 3 meses. Geralmente associada a alguma disfunção do sistema nervoso, afetando a rotina de trabalho, estudo, lazer, sono e aspectos emocionais, provocando um impacto significativo na qualidade de vida.
Segundo uma pesquisa*, cerca de 30% dos brasileiros possuem dor crônica, a maioria são mulheres, entre 45-65 anos e a queixa mais comum é a dor lombar.
Existem diversos tipos de dor e o tratamento deve ser específico para cada caso e individualizado para cada paciente.
A Fibromialgia é um exemplo de doença crônica, caracterizada por dor intensa generalizada que acomete regiões da cervical, lombar, tórax e seguimentos dos braços e/ou pernas associado a sono não reparador, fadiga, alterações cognitivas (ex, atenção e memória) e alterações de humor (ex, ansiedade e depressão).
Como a causa da doença é multifatorial, o tratamento envolve equipe multiprofissional com médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educador físico e outros. O tratamento deve ser individualizado, orientado de acordo com as necessidades de cada paciente e variável de acordo com o tipo, local e intensidade da dor.
O uso de medicamentos adequados é importante, bem como a realização de Acupuntura, Fisioterapia (quando necessário), atividade física (regular e leve), Psicoterapia e realização de técnicas de relaxamento físico e mental.
Em alguns casos de dor crônica (exceto na Fibromialgia), pode haver a necessidade de procedimentos como infiltrações, bloqueios e até cirurgia para melhor controle da dor.
O autocuidado através de mudanças no estilo de vida como prática de exercícios físicos (leves e diariamente), alimentação saudável, boa qualidade de sono, manter boa saúde mental, perda de peso (caso seja necessário), não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas é de fundamental importância para o controle da doença e melhora da qualidade de vida.
*Referência: Prevalence of chronic pain in Brazil: systematic review Débora Pinheiro Aguiar1, Cleanis Pereira de Queiroz Souza1 Wania Justina Miranda Barbosa1 , Francisco Fleury Uchoa SantosJúnior 1,2, Anamaria Siriani de Oliveira2
Dra Lidiane Kumagai
Médica Acupunturista e especialista em Dor.