Muito se fala dos pilares Sono (Nidra) e Alimentação (Ahara) no Ayurveda. Mas o fim de ano é um bom momento para nos desenvolvermos no terceiro (e talvez mais difícil!) pilar: Equilíbrio (Brahmacharya).
Depois de um ano inteiro trabalhando e lidando com as alegrias e dificuldades da vida, chega o momento de descansar ao lado da família e amigos queridos. Festas, viagens, encontros, confraternizações, tudo isso na estação mais expansiva do ano: o verão.
Essa empolgação nutre nosso lado mais sociável, mas pode nos colocar em pequenas ciladas ao longo do caminho. Dá uma olhada nessas dicas ayurvédicas para não perder a linha nessa virada:
Cuidado com o calor:
Talvez o seu maior desejo seja aproveitar o máximo possível de sol, mas preste bastante atenção ao excesso de calor. Além da exposição externa, muitas vezes ingerimos alimentos que também provocam calor internamente, como álcool e frituras. Reforce a ingestão de líquidos e alimentos de propriedades frias: água de coco, chá de hortelã e sucos verdes. Do lado de fora, dê preferência para roupas de tecidos naturais, aromas frescos e refresque-se com banhos de ervas ou flores.
Mantenha o máximo possível da sua rotina:
Quando estamos de férias, temos uma tendência a exagerar na parte que nos dá mais prazer. É comum querer dormir mais e comer mais ou fazer mais refeições. Isso reduz o metabolismo e diminui a potência do sistema imunológico. Nessa estação, você pode tirar um cochilo de 20 minutos para recuperar as energias em dias muito quentes. Evite dormir com o estômago cheio e mais do que o tempo recomendado. Caso esse descanso não atrapalhe sua noite de sono, aproveite!
Permita-se sentir fome:
Nosso agni (fogo digestivo) fica reduzido no verão. Esse fogo todo está espalhado pelas extremidades (ao invés de concentrado no centro do corpo, como no inverno). Então mantenha sua atenção na fome real, busque a sensação de leveza após se alimentar, espace as refeições, evite alimentos gordurosos e beliscadas.
Faça escolhas inteligentes:
Pense em equilibrar suas ações. Se dormir ou comer em excesso num dia, aproveite para se movimentar mais no outro. No calor, dá aquela vontade de tomar muitos sorvetinhos. Evite fazer isso no período da noite ou após as refeições, pois é muito mais prejudicial para sua saúde.
Hidrate-se (de verdade):
Cuidado com refris e afins. O excesso de líquidos gelados e gasosos vai prejudicar sua capacidade de digerir e, consequentemente, abrir espaço para desconfortos. Opte por manter uma boa hidratação feita com água fresca e aproveite opções naturais de sucos e chás.
Dica bônus!
As celebrações de Natal e Ano Novo podem ser a parte mais difícil: pessoas queridas cercadas de gostosuras aguardadas o ano todo. Tente pensar nessas refeições como você faz naturalmente ao longo do ano. Guarde sua fome, acrescente especiarias às receitas, monte uma composição de prato balanceada, evite a ingestão excessiva de líquidos no momento de se alimentar e, se possível, espace o momento da sobremesa do resto da refeição. Mas o mais importante: divirta-se e comemore a beleza da vida com aqueles que ama!