A tenossinovite de De Quervain é o processo inflamatório da sinóvea e dos tendões do lado do polegar do punho (primeiro compartimento dorsal dos extensores; adutor longo e extensor curto do polegar). Caracteriza-se por dor e inchaço na região radial do punho (lado do polegar), com piora a preensão de objetos com a mão, ao girar o punho ou ao aperto de mão.
Está relacionada com esforços repetitivos (costura, esportes, jardinagem, músicos) e acomete principalmente mulheres (30-50 anos), que desenvolvem atividades com o polegar e punho e/ou durante a gestação. Após a gestação, a dor está relacionada com o movimento de levantar os bebês utilizando os polegares.
A dor pode evoluir lenta ou agudamente e pode piorar com lesões e traumatismos na região do punho.
O diagnóstico é realizado pelo médico através da história e do exame físico.
Na grande maioria dos casos, o tratamento é conservador (não cirúrgico):
- Eliminação das atividades repetitivas;
- Medicamentos: anti-inflamatórios;
- Meios físicos;
- Imobilização com órteses;
- Infiltrações;
- Acupuntura.
A acupuntura é um ótimo tratamento para a Tenossinovite de De Quervain, uma vez que não possui contra indicações e pode inclusive ser indicada durante a gestação e na amamentação. Ela atua durante as crises de dor e na prevenção de novos episódios, de forma anti-inflamatória e analgésica na região do punho e também relaxando a musculatura da região do antebraço.
O tratamento cirúrgico está indicado quando os episódios são recorrentes e não há melhora com o tratamento conservador.