Técnica que promove uma nova visão sobre as doenças, baseada nas pesquisas do médico alemão Dr. Ryke Geerd Hamer (1935-2017) criador da Nova Medicina Germânica, e idealizada pelo fisioterapeuta francês Emmanuel Corbeel – especializado em osteopatia e microfisioterapia.
Por meio da observação e relato dos sinais e sintomas do paciente o terapeuta irá associar recursos neurolinguísticos específicos para auxiliar, aquele que o busca, a compreender a relação entre as emoções e as dores relatadas, sejam estas físicas e/ou emocionais e/ou mentais e/ou espirituais.
É uma ferramenta valiosíssima para a expansão da consciência, pois ao compreender que um sintoma foi a solução encontrada pelo organismo de adaptar-se ao estresse e assim sobreviver ao meio, o corpo pode ressignificar o trauma e permitir que o corpo caminhe para a reparação e cicatrização. Ou seja, o corpo inicia seu processo de cura rumo ao equilíbrio corpo, mente e psíque a partir do momento que é acolhido naquela situação que gera dor/desequilíbrio/disfunção/angústia.
A Leitura Biológica integra conhecimentos de anatomia, fisiologia, embriologia, ontogenia e etologia animal (estudo do comportamento animal) e suas implicações clínicas bem como a ação do sistema nervoso autônomo perante a percepção individual de cada um em relação ao meio ambiente em um momento de estresse.
Esta percepção é importante pois a partir de um estresse e/ou uma experiência traumática nosso corpo guarda em sua memória celular todas as percepções, sensações daquele momento. Um cheiro, uma visão, um toque, o que foi ouvido e/ou falado TODOS os detalhes ficam arquivados e, podem por anos ficar gerando sintoma no corpo. Estas dores físicas/emocionais/mentais/espirituais podem não ser constantes, mas sempre se fazem presentes, como uma forma de indicar ao corpo que aquela situação perigosa se aproxima e é preciso ter cuidado. Ou seja, a dor é uma estratégia que o corpo tem para nos proteger no perigo iminente!
Todo esse mecanismo de proteção, na maioria das vezes, é inconsciente – não conseguimos controlá-lo. E, nesse momento, é que entra a Leitura Biológica. Esta técnica irá auxiliar a trazer para o consciente quais são as memórias arquivas que estão gerando disfunção. A partir desta expansão consciente, que promove o auto conhecimento, é possível CONSOLAR ESSA DOR limitante ressignificando o trauma e estimulando o corpo a sentir que o momento de hiper estresse já esta encerrado.
Interessante ressaltar que o Dr. Hamer dedicou sua vida à compreender a ligação entre corpo, mente e psíque comprovando através de tomografia cerebral esta tríade.
Quando há um sintoma em um órgão invariavelmente haverá uma sobrecarga no cérebro – detectável em exame específico – e consequentemente há uma alteração no padrão de pensamento/emoção/psíque.
A máxima verbalizada muitas vezes por ele era: O SINTOMA NUNCA MENTE.