Sim! A dor é literalmente uma experiencia do seu cérebro.
O estudo da dor baseado na Moderna Ciência da dor fez surgir uma área multidisciplinar em saúde que está ganhando força nos últimos anos. Está fortalecendo o olhar para a experiência da dor e isso está ampliando os caminhos para intervir nos quadros de dores agudas e principalmente crônicas (aquelas que duram há mais de 3 meses). Esta área envolve os profissionais da dor.
Por muito tempo o Modelo Biomédico foi o que dominou as explicações para a causa da dor e ele considerava que a dor era unicamente um produto de lesão tecidual. Nas últimas décadas a Moderna Ciência da dor passou a desvincular o fenômeno dor da lesão tecidual em si, partindo do princípio que dor é uma experiencia complexa e multifatorial. A dor é uma experiencia gerada por uma rede de neurônios, ou seja, é produto do cérebro. Que acontece de uma forma multidimensional, sendo vários fenômenos acontecendo o tempo todo e, além disso, a dor é influenciada pelo contexto, pelo estado mental e por questões emocionais.
Então, como lidar melhor com sua dor?
O sucesso do tratamento depende de escolher a intervenção mais eficiente e para isso o profissional precisa entender muito bem o que é dor, se basear nas melhores evidências disponíveis e ajudar o paciente a ter uma trajetória menos sofrida durante o tratamento.
Como a fisioterapia associada a abordagens integrativas pode ajudar no tratamento da dor crônica?
Um fator importante é a educação em dor para entender melhor como lidar com sua condição e aderir melhor ao tratamento. A atenção centrada na pessoa que está com a dor pois a dor é uma experiencia complexa e única, por isso a abordagem deve ser individualizada. Durante a intervenção podem ser utilizadas ferramentas de analgesia de acordo com o mecanismo de dor que podem envolver exercícios, aparelhos de eletro estimulação, foto e termoterapia entre outras. E são muito bem vindas abordagens mente-corpo para acessar a regulação do sistema autônomo como práticas que proporcionam relaxamento.
Por isso, busque um especialista em dor que entende da Ciência Moderna da Dor e saberá conduzir seu caso com as melhores evidências disponíveis.