Ayurveda é um dos sistemas médicos descritos mais antigos que temos até hoje. Foi desenvolvido na Índia antiga, há cerca de 7 mil anos, e continua sendo uma medicina muito utilizada na Índia contemporânea. No Brasil, apesar de fazermos mais uso da biomedicina do que do Ayurveda, as práticas ayurvédicas foram incluídas no Sistema Único de Saúde por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e é praticada por profissionais da medicina integrativa.
Para o Ayurveda (ayur = vida; veda = conhecimento), o organismo humano e tudo o que há na natureza é composto por um conjunto de gunas (qualidades) que são verificados nos 5 elementos da natureza (espaço, ar, fogo, água e terra). Todo o tratamento dentro do Ayurveda levará em conta como esses cinco elementos se manifestam no corpo, suas características e quantidades.
Tais elementos aparecem no organismo humano como doshas, que são três forças biológicas ou três humores que regem nossas atividades fisiológicas. Vata gera movimento (está associado com os elementos espaço e ar); Pitta gera digestão e transformação (está associado com os elementos fogo e água) e Kapha gera nutrição e proteção (está associado com os elementos terra e água).