O vegetarianismo é um movimento que ganha cada vez mais proporção e adeptos pelo mundo. Mas você sabe o que é ser vegetariano?
Ser vegetariano é não se alimentar de nenhum tipo de carne (vaca, porco, peixe, frutos do mar, frango etc) ou produtos feitos com carne. O que diferencia o tipo de vegetarianismo adotado é a inclusão ou exclusão de produtos derivados de animais.
Veja a seguir os diferentes tipos de vegetarianismo e as características que os diferem:
Você deve ter reparado que veganos não aparecem na tabela acima, certo? Isso porque os veganos são vegetarianos estritos na alimentação, ou seja, não consomem nenhum tipo de carne e nenhum derivado animal. Além disso, evitam o uso de qualquer produto que possa estar relacionado de alguma forma com a exploração animal.
Segundo a Vegan Society, o veganismo é “um modo de viver/escolha de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais.”
Mas por que as pessoas se tornam vegetarianas?
Os motivos que levam uma pessoa a se tornar vegetariana são muitos. Entre os principais estão a ética animal, a saúde e a preservação do meio ambiente.
Pelos animais:
Consciência de que os animais não existem para nos servir e que tem o mesmo direto à vida e proteção que os seres humanos. São seres que sentem dor e por isso, merecem respeito e compaixão.
Pela saúde:
Inúmeros estudos publicados evidenciam os benefícios de uma dieta vegetariana bem planejada para a saúde. E diversos estudos relacionam o consumo de carne ao surgimento de doenças crônicas.
Pelo meio ambiente:
Compreensão de que a criação de animais para a produção de alimentos impacta negativamente o meio ambiente de diversas formas: aumento da taxa de desmatamentos, contaminação do solo e aquíferos, alto consumo de água, entre outros.
Além desses motivos, a religião e a cultura também são responsáveis à escolha do vegetarianismo pelas pessoas.
É importante lembrarmos que: por mais que existam diferentes tipos de vegetarianismo e diferentes motivos para a adoção desse tipo de dieta/estilo de vida, ao final, o amor, a compaixão, a empatia e o cuidado com a nossa saúde e bem estar, assim como do animais e do planeta são os mesmos.
E independente de rótulos, nomenclaturas e classificações, o que importa são as atitudes e o que você faz para contribuir para que a mudança aconteça!
E você? Já teve vontade de aderir ao vegetarianismo? Ou de reduzir o consumo de carne?
Tem dúvidas sobre o tema?
Então não deixe de marcar sua consulta!
Aqui na Clínica Hiraoka contamos com médicos e nutricionistas especializados em vegetariasnismo.