Que a meditação tem capacidade de acalmar o corpo e a mente já sabemos, mas um novo estudo recém-publicado no JAMA Psychiatry avaliou a prática de meditação “mindfulness” (atenção plena) versus o uso de medicamento (Escitalopram) para o tratamento da Ansiedade e constatou que a prática do mindfulness foi tão eficaz quanto usar antidepressivo para o tratamento de ansiedade.
O estudo acompanhou 276 pacientes adultos entre Junho 2018 e Fevereiro de 2020 em três hospitais de Boston, Nova Iorque e Washington, nos Estados Unidos. Eles foram separados aleatoriamente, uma parte recebeu o escitalopram como forma de tratamento e a outra metade participou do programa de Mindfulness, oferecido por 8 semanas em aulas presenciais, retiros aos finais de semana e exercícios diários em casa.
A avaliação foi feita às cegas, ou seja, os pesquisadores não sabiam em qual grupo aquele indivíduo estava alocado, e utilizando-se de escalas para avaliar a gravidade dos sintomas, obtiveram a avaliação comparativa.
Os dois grupos tiveram redução significativa dos sintomas de ansiedade, segundo a pesquisa, uma redução de 30% dos sintomas de ansiedade dos participantes. A comparação entre os dois grupos foi estatisticamente equivalente, ou seja, a prática de mindfulness não é inferior ao uso de escitalopram.
Esse resultado fortalece a importância das práticas integrativas no tratamento da ansiedade, que sabidamente não é pautado em um único pilar. O tratamento do transtorno de ansiedade envolve todos os pilares da Medicina do Estilo de Vida (Alimentação, sono, manejo do estresse, relações interpessoais, exercício físico e a retirada de substâncias tóxicas da rotina – álcool e cigarro) associado, quando necessário, ao pilar medicamentoso.
No entanto, algumas pessoas não toleram ou não desejam fazer o uso da medicação para esse fim, tendo portanto, que investir mais tempo, energia e dedicação aos outros pilares. Poder oferecer uma terapia não farmacológica para os pacientes obterem melhora na saúde mental é de extrema importância e para isso estamos aqui, juntos vamos caminhar no seu processo de autocuidado.
Um abraço.
Fonte: Hoge EA, Bui E, Mete M, Dutton MA, Baker AW, Simon NM. Mindfulness-Based Stress Reduction vs Escitalopram for the Treatment of Adults With Anxiety Disorders: A Randomized Clinical Trial. JAMA Psychiatry. 2023;80(1):13–21. doi:10.1001/jamapsychiatry.2022.3679