Você já teve aquela sensação agradável e satisfatória depois de suar bastante? A pele mais hidratada e lisa, o corpo mais fresco e energizado?
Isso acontece porque suar é um processo natural e um grande aliado para a beleza e a saúde do corpo. E claro que o Ayurveda não poderia ficar por fora disso. Um dos tratamentos mais usados dentro dessa ciência milenar é justamente a terapia do suor ou swedana em sânscrito.
Mas afinal, por que suamos?
O ser humano é homeotérmico, isso significa que ele consegue manter, de forma relativamente estável, a sua temperatura interna, o que o diferencia de alguns animais que dependem do ambiente para se aquecerem ou se refrescarem.
Essa auto regulação acontece em grande parte, graças a um termostato natural chamado “hypothalamus”, localizado no coração do cérebro, que detecta as variações de temperatura e manda sinais para o corpo:
- No calor, transpiramos como resposta a esses sinais para assegurar que o corpo se refresque.
- Em uma situação de estresse, “suamos frio” para se prevenir de um eventual calor gerado por luta ou fuga.
- O mesmo acontece quando nos alimentamos de algo muito apimentado e suamos ou algo muito gelado e trememos.
- No frio, contrações musculares involuntárias provocam arrepios e tremores, para garantir a produção e manutenção do calor.
Todas essas reações têm como objetivo principal, manter a temperatura interna ideal, fundamental para o funcionamento do trato gastrointestinal, dos tecidos, e das milhares de células que compõem o corpo. Elas transformam alimentos, produzem proteína, fabricam energia, porém, assim como o motor de um carro, só são performantes a uma determinada temperatura. Nos humanos, essa temperatura ideal é em torno dos 37 graus, em outros mamíferos como leões, chega a 39 graus e em algumas aves, 41 graus!
Quando o calor interno se eleva, os vasos sanguíneos se dilatam e a superfície de troca com o mundo externo aumenta, fazendo com que a evacuação do calor seja mais eficiente.
Em paralelo, as glândulas sudoríparas localizadas abaixo da derme, principalmente nas mãos, nos pés, nas axilas e na virilha, se enchem de água quente proveniente dos tecidos e a bombeiam para fora da pele, permitindo que o corpo se refresque.
E assim, sem nos dar conta, perdemos de 0,5 litros a 1 litro de suor por dia e em caso de esforço intenso, ou exposição ao calor, perdemos até 8 litros! (não esqueça de se hidratar)
A jornalista científica Sarah Everts, autora do “ The Joy of Sweat” escreve:
“É o nosso super poder. Somos muito mais eficientes que outros animais em manter a temperatura corporal. O suor nos permitiu sobreviver no começo da evolução: humanos podem correr e resfriar o corpo ao mesmo tempo. Por isso, conseguíamos perseguir presas até elas se cansarem.”
O Ayurveda, também traduzido como a ciência da vida, vai aproveitar esse super poder, e estimular ainda mais as milhares de glândulas sudoríparas, para que o suor composto por água (95%), sais minerais, ácido úrico, uréia, ácido lático e principalmente por resíduos metabólicos, toxinas, metais, pesticidas, e células mortas, seja evacuado para fora do corpo. Por isso, o Swedana é considerado um dos principais tratamentos para aumentar o fogo sistêmico, detoxificar o corpo, e restabelecer o equilíbrio entre Vata, Pitta e Kapha.
Existem mais de 13 tipos de swedana, classificados com base na duração, na parte específica do corpo (ou no corpo inteiro), na intensidade e na fonte da transpiração.
- O mais comum é a sauna de vapor, que pode ser aplicada localmente ou no corpo todo, mas antes de aplica-la é feita uma oleação ou snehana que consiste na aplicação externa de óleo (massagem) e às vezes interna também, para proteger e amolecer os tecidos, mobilizar as toxinas e levá-las onde serão devidamente eliminadas. Geralmente, este tipo de sauna é realizada dentro de uma caixa de vapor onde apenas a cabeça é mantida para fora.
- Também existe a sauna seca local ou no corpo todo e a sauna com aplicação de compressas de ervas quentes.
- Yôga ou exercícios que causam suor também são classificados como swedana.
O aumento do fogo sistêmico e a desintoxicação dos tecidos que o Swedana proporciona, se refletem nos vários outros benefícios como:
- Melhora da digestão
- Alívio de estresse e dor
- Redução da retenção de água
- Relaxamento muscular e do corpo como um todo
- Alívio de sintomas em caso de alergias e artrite reumatoide
- Alívio em caso de dores menstruais
- A pele e os tecidos subcutâneos apresentam um aumento do fluxo sanguíneo resultando em uma pele mais nutrida e hidratada
- O calor perturba o tecido adiposo e força o excesso de gordura para fora da pele
- É considerada também, uma terapia de rejuvenescimento
- Faz parte do panchakarma (processo de desintoxicação profunda)
Se sentiu vontade de experimentar a Terapia do Suor, detoxicar os tecidos, e nutrir a pele, entre em contato e agende a sua sessão.