A proteína é um dos nutrientes mais discutidos quando se fala em ganho de massa muscular e saúde em geral. No entanto, existem muitos mitos e mal-entendidos sobre o seu consumo. Aqui vamos desmistificar 5 crenças muito comuns sobre as proteínas.
1. Quanto mais proteína, mais músculo
Muitas pessoas acreditam que quanto mais proteínas consumir mais músculos vai ganhar. Mas isso não é verdade! Embora a proteína seja essencial para o crescimento muscular, o excesso não se transforma diretamente em músculos. Se o corpo não utilizar essa proteína, ela pode ser excretada ou até armazenada como gordura. Além disso, o desenvolvimento muscular depende de outros fatores, como treinos de força, descanso adequado e o equilíbrio entre todos os nutrientes, especialmente os carboidratos, que são essenciais para fornecer energia durante os exercícios.
2. Preciso consumir proteína imediatamente após o treino
Embora seja importante garantir o consumo de proteínas após o exercício para apoiar a recuperação muscular, isso não precisa ser feito imediatamente. O mais importante é manter uma ingestão de proteínas adequada ao longo do dia, para que o corpo tenha o que precisa para se recuperar e construir massa muscular de forma eficiente.
3. Whey hidrolisado ou isolado é melhor que o concentrado
Cada tipo de whey tem seus benefícios, e a melhor opção vai depender das suas necessidades específicas:
- Whey isolado: contém menos lactose, sendo uma boa escolha para quem tem intolerância à lactose.
- Whey hidrolisado: indicado para quem tem problemas digestivos, pois as proteínas já estão pré-digeridas, facilitando a absorção.
- Whey concentrado: é menos processado e, além de ser uma opção mais econômica, é eficaz para a maioria das pessoas que não têm restrições alimentares.
4. Dieta plant-based é deficiente em proteínas
Alimentos como cereais e leguminosas são ricos em proteínas e, quando combinados, oferecem todos os aminoácidos essenciais. O segredo para uma dieta plant-based rica em proteínas é a variedade. Ou seja, quanto mais colorido e diversificado for o seu prato, melhor.
5. Cogumelos são fontes de proteína
Muitas pessoas acreditam que os cogumelos são fontes ricas de proteína, mas isso é um equívoco! Para que um alimento seja considerado fonte de proteína, ele precisa ter pelo menos 6 gramas de proteína por porção ou por 100 gramas. No entanto, 100 gramas de cogumelo shitake cru, por exemplo, fornecem apenas 2,5 gramas de proteína.