“Touch the earth as you step out.”
No Zen tradicional, existe uma meditação ativa, que se faz em movimento, caminhando em círculos no intervalo entre as longas sessões de meditação sentada ou zazen. Ela se chama Kinhin.
Trata-se de uma meditação que une o movimento, com a respiração e com a atenção plena. Ela alivia qualquer rigidez de ficar sentado por um longo período e faz o Qi (energia) voltar a circular.
Mas pode-se praticar o Kinhin como uma prática isoladamente. Principalmente para pessoas que não toleram permanecer muito tempo sentado e/ou parado.
Quando e Onde Praticar
Esta meditação pode ser praticada em qualquer lugar calmo e espaçoso, de preferência em locais onde não haja perigos (carros, motos, pedestres, buracos, obstáculos etc) ou distrações. Pode ser feito em casa, no trabalho, em parques, praças ou jardins e até mesmo em trilhas e passeios.
Pode ser associado com passeio na praia e também com banho de floresta (Shinrin Yoku).
Dê preferência a horários menos quentes e mais confortáveis, como o começo da manhã ou final da tarde.
Como Meditar
Mantenha o corpo reto e relaxado.
Realize a caminhada de preferência descalço ou com calçados confortáveis.
Trace uma rota de caminhada segura. Pode ser em linha reta ou em círculos.
Inicie com uma respiração profunda e perceba o estado inicial de todo o seu corpo antes de iniciar a caminhada.
Junte as mãos em frente ao tórax, em uma postura de reverência.
Comece a caminhar lentamente, com o olhar para a frente e uma respiração calma e regular. A cada passo, complete um ciclo respiratório, inspire e expire. Sinta a cada pisada todo o movimento e o contato do seu pé com o chão. Mantenha a respiração calma. Passe a perceber todo o eixo do seu corpo enquanto caminha. Perceba sensações físicas e desconfortos sem julgamentos.
Não acelere os passos. Mantenha um ritmo lento e calmo.
Lembre-se que não estamos em uma corrida!
Termine a sua prática ao notar a mente mais serena e calma. Finalize com uma respiração profunda e novamente perceba os efeitos da prática em todo o seu corpo.
Se quiser, pode se espreguiçar e relaxar agora.