Muito consumido no Japão, o Chá Verde vem ganhando cada dia mais adeptos no mundo ocidental. O chá verde (Camellia sinensis) recebe esse nome devido ao seu processamento, que diferente do chá preto não sofre oxidação.
No Japão existem 3-4 colheitas entre Março a Maio. E logo após a colheita, as folhas são submetidas a um aquecimento por vapor que impede o processo de oxidação.
Existem diferentes qualidades do chá verde:
- Sencha (75% da produção): trata-se do chá mais famoso e exportado.
- Gyokuro (<1% da produção): um chá de qualidade muito superior, produzido na região de Kyoto, se diferencia pelo paladar e fragrância devido a sua técnica de cultivo (sombra).
- Matcha: pó de chá moído (Tenchá), utilizado nas cerimonias do chá.
- Bancha: chá de menor qualidade, devido a colheitas mais tardias.
- Hojicha: chá verde obtido através da torra dos chás anteriores.
- Genmaicha: Sencha ou Bancha com adição de arroz tostados.
O chá verde é uma bebida pouco calórica, rica em antioxidantes e polifenóis (catequinas), que auxilia no combate aos radicais livres e diminui os processos inflamatórios. Existem estudos mostrando o benefício da bebida em pacientes com LDL elevado, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Há também indícios de melhora em déficit de memória e casos de demência. Há relatos do efeito preventivo de alguns tipos de canceres através do consumo do chá verde, porém o FDA refere que ainda não há evidências suficientes para tal recomendação.
Muitos se preocupam pela quantidade de cafeína apresentada no chá verde (uma xícara: 20-45mg), porém a quantidade é muito inferior ao do café que equivale a aproximadamente 100mg por xícara.
Cha No Yu – cerimônia do chá
A cerimônia do Cha No Yu é uma cerimônia zen onde o ato de apreciar o chá é cercado de rituais e simbolismo. Trata-se de uma forma meditativa de apreciar o momento, onde a pessoa é convidada a deixar do lado de fora seus pensamentos, seu raciocínio, sua fala, além é claro o seu sapato! O chá é preparado de forma delicada e calma, com toda a técnica oriental, e servido a todos em xícaras para que seja apreciado (aroma, paladar e sensações). Assim, um simples ato de beber chá é transformado num momento único.