Na consulta de Naturologia, atuamos na prevenção e no restabelecimento do equilíbrio fisiológico, mental e emocional, através de uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico, valorizando a autonomia do sujeito.
A saúde é abordada a partir de uma concepção ampliada, tendo caráter multidimensional, podendo ser compreendida como um estado dinâmico de bem-estar físico, mental, emocional, espiritual, ambiental, social. Enquanto a doença é considerada uma ruptura do equilíbrio interno relacional com o ambiente natural e social.
As Práticas Integrativas e Complementares e as Medicinas Tradicionais são os norteadores do tratamento.
É importante ressaltar que o termo “alternativo” não é o melhor termo para designar essas práticas, que não têm o objetivo substituir nenhum outro sistema ou racionalidade médica. A denominação “complementar” é a mais adequada, uma vez que podem ser praticados em conjunto com outros modelos, inclusive com o modelo médico vigente em nossa sociedade. No Brasil, há uma crescente busca por métodos terapêuticos de cuidado à saúde complementares à Medicina Ocidental Contemporânea.
O paciente, por sua vez, participa ativamente do processo de cura, através de reflexões sobre o contexto saúde-doença em que se encontra e também de mudanças de hábitos e comportamentos.
Cada tratamento é personalizado e baseado na constituição do indivíduo, compreendido em sua integralidade, multidimensionalidade e singularidade.
O Naturólogo utiliza dos conhecimentos científicos advindos das ciências biológicas e biomédicas na avaliação da eficácia, segurança e na compreensão dos mecanismos de ação das técnicas.
Na terapêutica, combina diferentes racionalidades das medicinas tradicionais para o cuidado com a vida do paciente e emprega os conhecimentos científicos, tradicionais e populares das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) buscando uma melhora da saúde e qualidade de vida.
Dentre as indicações e práticas terapêuticas utilizadas, encontram-se a Medicina Tradicional Chinesa, a Medicina Ayurveda, o uso racional de plantas medicinais, florais, óleos essenciais, argilas (geoterapia), massoterapia, meditação, cromoterapia, reflexologia, dentre outras PICs. O que todas elas têm em comum é a proximidade em seus princípios norteadores, tendo em vista: a natureza como força mediadora, a constituição e singularidade do indivíduo e o entendimento energético que permeia a compreensão da anatomia e fisiologia humana. Este entendimento expandido da Naturologia possibilita trabalhar na promoção da saúde individual e coletiva a partir de uma visão integrada que preconiza a multidimensionalidade do ser humano.
O atendimento na Clínica Hiraoka
Na proposta da Acupuntura Integrativa da Clinica Hiraoka, o médico acupunturista e o naturólogo combinam conhecimento e técnicas que se complementam e potencializam o tratamento, atuando nos diferentes níveis (físico, mental, emocional, energético) do corpo humano, uma vez que há o diálogo entre os profissionais para fim de discutir a melhor abordagem terapêutica para o caso.
Pesquisas mostram que quando as PICs são trabalhadas em conjunto com a Biomedicina obtém-se uma melhora mais significativa e rápida, comparada à utilização de apenas um modelo de saúde.