A Fisioterapia é uma ciência da saúde, que estuda as funções cinéticas, ou seja do movimento, de orgãos e sistemas do corpo humano. Portanto é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios do movimento e a funcionalidade dos indivíduos.
Esta ciência, além de estudar os efeitos benéficos dos recursos físicos como da movimentação corporal, também se dedica ao estudo e utilização de terapias manuais (ex: pressão e tração, de articulações e/ou músculos), assim como de recursos da eletrotermofototerapia (exs: Laser, Ultrassom e TENS).
O Fisioterapeuta é um profissional de saúde, com formação acadêmica superior, habilitado para diagnosticar os distúrbios cinético-funcionais, prescrever as condutas fisioterapêuticas, orientar, acompanhar a evolução e dar alta do serviço. Este profissional atua na saúde, diminuindo as queixas físicas e funcionais dos indivíduos, com o fim de conservar a capacidade física, promover independência e qualidade de vida. Sua formação o capacita para atuar em todos os níveis de atenção à saúde e nas áreas educacionais, administrativas e de pesquisas cientificas.