Essa massagem corporal e facial é inspirada na tradição xamânica havaiana que se baseia no contato quase fusional com as forças da natureza. Vinda das ilhas do Havaí, envolvida pela ondulação de um oceano infinito e viva como a lava fervente que escapa dos vulcões, ela relaxa, revigora, purifica e nutre. Um verdadeiro ritual de renovação.
Essas técnicas foram ministradas e transmitidas por muitas gerações, por mestres da arte chamados Kahunas, tradicionalmente, como um ritual de purificação do corpo e da mente que ocorria durante a passagem de etapas importantes da vida, como, a transição da adolescência para a idade adulta, do casamento ou até mesmo do homem para o xamã. Acompanhado de danças, cantos e purificações no mar, podia durar vários dias.
Lomi significa « medicina do toque amoroso » que cura com as mãos e transmuta a energia. Esse toque pode ser traduzido como massagear, esfregar, pressionar, amassar e acariciar. Pronuncia-se Lomi-Lomi porque em havaiano quando uma palavra ou uma vogal é repetida, inspira uma importância e uma intensidade particular.