Medicina Integrativa

A definição da medicina integrativa conforme o Consórcio de Centros Acadêmicos de Saúde Norte-americano para Medicina Integrativa (Academic Consortium for Integrative Medicine & Health) diz que a sua prática é focada na pessoa como um todo, faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas, baseadas em evidências por meio de uma equipe multidisciplinar, para obter o melhor da saúde e da cura.

Assim, o paciente está no centro das atenções e a equipe passa a vê-lo como um todo e não mais por sistemas ou diagnósticos (doenças). O paciente passa a ter um papel ativo no seu processo de cura, tornando-se parceiro no seu tratamento, com mudanças no estilo de vida e manejo de autocuidado para a melhoria de sua saúde. O seu tratamento passa a ser individualizado e completo, levando em consideração os seus aspectos físicos, psíquicos, cognitivos, sociais e espirituais.
O tratamento da medicina integrativa se faz por meio da medicina convencional associado a diferentes áreas da saúde como a nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, educação física etc. Assim como, faz uso também das medicinas consideradas tradicionais (por exemplo: Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda) e das práticas integrativas.

No Brasil, o Ministério da Saúde aprovou, desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) que conta hoje com mais de 20 práticas integrativas (Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturologia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Taichi, QiGong, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Terapia de Florais, entre outras.

A equipe multidisciplinar da Clínica Hiraoka conta com excelentes profissionais das diferentes áreas da Medicina Integrativa que atuam em conjunto de forma humanizada e acolhedora, trazendo o melhor dos tratamentos em prol dos nossos pacientes.

“O profissional integrativo é um profissional capaz de unir a alta tecnologia e a ciência com o acolhimento e as tradições. Ele atua em uma equipe multidisciplinar, ajudando o paciente em suas escolhas e autocuidado. Apresenta um senso de responsabilidade social e ambiental; e atua na política e junto às comunidades. Tudo isso pautado na medicina baseada em evidências, respeitando as origens e culturas de cada indivíduo, conduzindo o paciente ao seu empoderamento.”

NOSSAS ESPECIALIDADES